Pular para o conteúdo principal

Deficiente visual aguarda para atravessar a rua ao lado de semáforo com dispositivo sonoro
Foto: Gilvan Marçal

BHTrans implanta tecnologia de avisos sonoros em semáforos

criado em - atualizado em

Os semáforos de Belo Horizonte começaram a receber dispositivos de indicação sonora que irão auxiliar a travessia de pessoas com deficiência visual. A partir de amanhã, quinta-feira, dia 23, os pedestres que passam pelas travessias da Praça Sete Setembro vão escutar um aviso sonoro, indicando o momento adequado e seguro para atravessar as avenidas Afonso Pena e Amazonas.


Atendimento à imprensa

A BHTrans realizará atendimento à imprensa para falar sobre os avisos sonoros em semáforos. O atendimento ocorrerá amanhã, quinta-feira, dia 23, das 8h às 10h, na Praça Sete de Setembro, próximo ao Cine Theatro Brasil Vallourec.


Como funciona

O equipamento de aviso sonoro (uma caixa amarela fixada no poste do semáforo para pedestres) irá emitir sons, indicando que a via está apta para a travessia segura do pedestre. Quando o tempo da travessia para pedestres estiver terminando, o aviso sonoro ficará mais acelerado. Já a ausência dos sons do aparelho indica que o semáforo está aberto para os veículos e fechado para os pedestres.

A BHTrans, em parceria com o Instituto São Rafael e Movimento Unificado de Deficientes Visuais (Mudevi), trabalha na identificação dos locais onde os dispositivos serão implantados e acompanha toda a operação de instalação, no intuito de realizar os ajustes necessários. Para o presidente da Associação de Amigos do Instituto São Rafael, Juarêz Gomes Martins, o novo equipamento é “mais uma ferramenta para a independência das pessoas com deficiência visual”.

Locais que já contam com semáforo com indicação sonora:
- Praça Sete;
- Avenida Augusto de Lima com Avenida do Contorno (Instituto São Rafael);
- Avenida Paraná com Rua dos Tamoios;
- Rua dos Tupis com Rua São Paulo.

Locais das próximas implantações:
- Praça da Liberdade;
- Mercado Central.

 
Acessibilidade para Todos

Na busca de garantir uma cidade mais igualitária, Belo Horizonte está elaborando uma Política de Acessibilidade na Mobilidade Urbana de Belo Horizonte (Acessibilidade para Todos), como mais uma etapa da revisão permanente do Plano Diretor de Mobilidade Urbana de Belo Horizonte (PlanMob-BH). Os semáforos com indicação sonora são um importante passo da BHTrans para atender as expectativas e necessidades das pessoas com deficiência visual.


SIU Mobile

Com o aplicativo para celulares SIU Mobile, pessoas com deficiência visual, devidamente cadastradas, podem comunicar o seu desejo de embarcar ao motorista do ônibus. O painel do veículo apresentará o endereço do ponto de ônibus e o nome do passageiro. Essa funcionalidade, desenvolvida para atender aos deficientes visuais, possibilita que eles embarquem de forma independente e segura.

Acesse e baixe o aplicativo no www.siumobile.com.br