Pular para o conteúdo principal

Agentes da BHTrans bloqueando via durante forte chuvas em Belo Horizonte
Foto: Divulgação PBH

BHTrans fecha vias que oferecem risco e apoia transporte de desabrigados

criado em - atualizado em

Entre quinta-feira, dia 23, e domingo, dia 26, a BHTrans realizou mais de 500 atendimentos relacionados aos impactos provocados pelas chuvas na cidade. O trabalho em conjunto está acontecendo no Centro Integrado de Operações de Belo Horizonte (COP-BH) e as informações da Defesa Civil sobre os pontos com riscos de inundação são repassadas imediatamente às equipes da BHTrans. Após o aviso, os empregados se deslocam para essas áreas e providenciam os fechamentos e desvios do trânsito e das linhas de ônibus. 

 

Mais de 100 vias da cidade foram fechadas total ou parcialmente desde quinta-feira, dia 23, e 55 linhas de ônibus foram desviadas. O trabalho seguiu à risca o plano emergencial traçado pela Prefeitura para acompanhar as ações. No COP-BH, imagens de pontos estratégicos da cidade foram monitoradas por câmeras da BHTrans, Polícia Militar e Guarda Municipal. Dos 1.037 cruzamentos com semáforos da cidade, 80% foram controlados de dentro do Centro de Operações, sendo possível saber quais equipamentos apresentavam defeitos e precisavam de manutenção.

 

Foram mais de 200 empregados envolvidos na execução de fechamentos de vias por causa de alagamentos, queda de árvores, deslizamentos de terra e buracos na pista. Dez reboques foram disponibilizados para a remoção de carros, carretas e caminhões com defeito nas ruas e avenidas da cidade.

 

Para manter a população em alerta, é possível acompanhar, pelas redes sociais da BHTrans, informações a todo instante sobre as situações do trânsito, as vias interditadas, desvios do transporte coletivo e recomendações de segurança.

 

A BHTrans também conseguiu, junto às empresas concessionárias do transporte coletivo, a disponibilização de ônibus para prestar apoio às famílias atingidas pelas chuvas. Os veículos estão sendo utilizados para levar as pessoas às pousadas reservadas pela Prefeitura.