Pular para o conteúdo principal

Duas vencedoras do 5ª edição do concurso de vídeos “O Trânsito e o Valor da Vida mostram o cheque recebido e sorriem.
Foto: Divulgação PBH

BHTrans entrega premiação de concurso de vídeos sobre trânsito no dia 22/5

criado em - atualizado em

A história de Pedro, um rapaz que acabou de passar no vestibular, está prestes a viver os melhores anos de sua vida e, no fim de uma noite de comemorações, toma a atitude correta, foi a grande vencedora da 5ª edição do concurso de vídeos “O Trânsito e o Valor da Vida”. O concurso é promovido pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da BHTrans e a premiação foi entregue nesta terça-feira, dia 22 de maio, no Cine Santa Tereza.  

 

O vídeo “Diversão com Responsabilidade”, da aluna do Colégio Educar, Izabela Luiza Guedes Lima Manata, mostrou de forma lúdica (e com uma pequena dose de impacto) que podemos escolher tomar atitudes responsáveis no trânsito. “Foi uma experiência ótima. Estou muito feliz por ter participado e agradeço à BHTrans por ter nos proporcionado essa possibilidade. É uma forma de refletirmos - não só nós estudantes, mas todos que assistiram ao vídeo -, porque sei que tem muita gente que não respeita as normas de trânsito”, disse Izabela ao receber o prêmio de R$ 3 mil.

 

O concurso também premiou Jeferson Alves Simão (2º lugar), do Colégio Estadual Bernardo Monteiro, e Beatriz Costa Pereira (3º lugar), do Polimig (Unidade Calafate). Seis participantes receberam Certificado de Honra ao Mérito, representando as escolas Estadual Bernardo Monteiro, Estadual Nossa Senhora do Belo Ramo, Estadual Professor José Mesquita de Carvalho e Colégio Educar.

 

Marcos Eduardo Jorge Viana, da Escola Estadual Professor José Mesquita, foi um dos alunos que recebeu o certificado de Honra ao Mérito e disse que se sentiu muito gratificado por participar. “A vice-diretora nos disse que a nossa participação incentivou toda a escola. Muitos se sentiram motivados a participar da próxima edição do Concurso. Não ficamos no pódio, mas somos vencedores do mesmo jeito. Foi muito bom chegar lá e ver toda aquela gente reunida. Vou levar isso para a vida toda”, afirmou.

 

O concurso busca conscientizar estudantes sobre a importância na construção de uma cidade mais humana, com um trânsito mais seguro. Concorreram os alunos do ensino médio que participam do programa “O Jovem e a Mobilidade”, que promove nas escolas encontros, palestras, debates, gincanas, entre outras ações, e já atendeu mais de 110 mil alunos de 205 instituições.

 

Os jovens produziram os vídeos orientados por seus professores, que também são capacitados pela Gerência de Educação para a Mobilidade da BHTrans para desenvolver projetos de educação para o trânsito. Foram analisados a pertinência ao tema, o ineditismo, a adequação da linguagem, a relação com os conceitos de mobilidade, a cidadania no trânsito, a criatividade e a originalidade, entre outros. A escolha dos vencedores foi feita pela internet e foram computados 2.499 votos. O vídeo de Izabela, que ficou em primeiro lugar, recebeu 888 votos.

 

 

Confira os vídeos premiados

1º. Lugar - "Diversão com Responsabilidade" - Izabela Luiza Guedes Lima Manata (Colégio Educar)

 

2º. Lugar -  "Decisão Fatal" - Jeferson Alves Simão (Escola Estadual Bernardo Monteiro)

 

3º. Lugar - "Clean Water Charity” - Beatriz Costa Pereira (Polimig - Unidade Calafate)

 

 

Menção Honrosa

 

"48 Pessoas" - Milena Garcia T. da Costa Silva (Colégio Educar)

 

 

"O Outro Lado" - Erik Egídio de Lima, Lucas Fialho Faria, Marcos Eduardo Jorge Viana e Kevem Marques de Carvalho (Escola Estadual Professor José Mesquita de Carvalho)

 

"O Jovem e a Mobilidade" - Giovane Medeiros de Souza (Escola Estadual Nossa Senhora do Belo Ramo)

 

"Faça Sua Parte" - Ana Carolina F. Pedrosa dos Santos (Colégio Educar)

 

"Chamada Perdida" - Jeferson Alves Simão (Escola Estadual Bernardo Monteiro)