Pular para o conteúdo principal

Agente de trânsito sinaliza para carros, nas ruas.
Foto: Divulgação PBH

BHTrans dá início à Operação Volta às Aulas com monitoramento das escolas

criado em - atualizado em

As aulas recomeçaram, e a Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da BHTrans, iniciou operação Volta às Aulas com ações de monitoramento, de fiscalização e de educação, além de adoção de medidas operacionais nas regiões das escolas. Com o tema “Dê uma Lição de Gentileza”, a operação contempla 40 escolas e vai até o dia 16/8.

 

O gerente de Ação Regional Centro-sul da BHTrans, Luiz Fernando Libânio, explica que o objetivo dessas ações é conscientizar pais, crianças, alunos, transportadores escolares e demais usuários da via a respeitarem as leis de trânsito.

 

Eloana Martins, que leva todos os dias seus filhos ao colégio, aprova a operação. “A educação é primordial em relação a essa movimentação de pais durante o período escolar, por isso, a atuação da BHTrans é muito necessária”, diz ela.

 

O coordenador da gerência de Ação Regional Centro-sul da BHTrans, Guilherme Silveira Rocha, conta como é gratificante realizar essas atividades na porta de escolas. “As crianças nos cumprimentam e sempre tentam chamar a nossa atenção só para ganhar um ‘oi’ nosso”, diz ele. Guilherme cita algumas das funções da operação que é atuar nos cruzamentos para trazer mais fluidez ao trânsito, garantir a travessia segura dos pedestres e orientar motoristas a respeitarem as regras de parada, estacionamento e circulação.

 

A BHTrans faz um trabalho permanente nas escolas durante todo o ano. Em 2018, a empresa atendeu cerca de 11 mil jovens de 123 escolas e ainda ministrou oficinas para 225 professores. De acordo com o agente da Gerência de educação para a Mobilidade da BHTrans, Marcelo de Andrade, essas ações permanentes buscam sensibilizar os pais para que sirvam de exemplo positivo para os filhos, e os alunos, para que possam reproduzir as atitudes certas no trânsito.