Pular para o conteúdo principal

Maio Amarelo: no trânsito, o sentido é a vida.
Arte: PBH

BHTrans dá continuidade às ações para o movimento Maio Amarelo

criado em - atualizado em

Dando continuidade à programação do movimento internacional Maio Amarelo, a Prefeitura, por meio da BHTrans, realiza uma série de ações de educação e segurança no trânsito na semana de 6 a 10/5. O Maio Amarelo está na sexta edição e o tema escolhido este ano foi No Trânsito, o Sentido é a Vida, convocando a sociedade a uma reflexão sobre uma nova forma de encarar a mobilidade e chamando a atenção de todos para o alto índice de mortos e feridos no trânsito em todo o mundo e a necessidade de reduzir esses números.

 

 

Índices de Belo Horizonte

Em Belo Horizonte, os números vêm apresentando queda. No ano de 2017, a frota da cidade era de 1.880.679 veículos e foram registrados 12.243 acidentes de trânsito com vítimas, que provocaram 14.490 vítimas não fatais e 121 vítimas fatais. Em média, a cada dia de 2017 ocorreram 33,5 acidentes de trânsito com vítimas e 40 pessoas sofreram algum tipo de lesão ou morreram. Comparando dados de 2016 e 2017, houve um aumento da frota de 6,8%. Os acidentes reduziram em 1,9%; com vítimas não fatais a queda foi de 2,9% e com vítimas fatais caiu 10,4%.

 

A utilização de dispositivos eletrônicos de fiscalização junto a outras ações voltadas para o aumento da segurança de circulação viária, como campanhas e ações educativas, projetos e revitalização de travessias e cruzamentos, que foram implantados pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da BHTrans, contribuíram para que os índices de acidentes apresentassem queda.

 

 

O Movimento

O Maio Amarelo é um movimento internacional de mobilização e conscientização para a redução de acidentes e para um trânsito seguro em qualquer situação. O objetivo é tornar o tema trânsito pauta diária durante todo o mês de maio e estimular, dessa forma, a participação de toda população, empresas, governos e entidades. O amarelo é em alusão à sinalização de advertência, que simboliza atenção.

 

 

Ações da Semana de 6 a 10 de maio

Ações do Maio Amarelo de 6 a 10/5.