Pular para o conteúdo principal

Quatro skatistas na pista de skate e nove pessoas observando, durante o dia.
Foto: Marcelo Machado/PBH

BH Skate Invasion 2019 tem número recorde de competidores

criado em - atualizado em

Mais de 130 competidores de nove estados e estrangeiros vão disputar a terceira edição do BH Skate Invasion, evento que será realizado no sábado, dia 29/6, e no domingo, dia 30/6, nas pistas do Parque Fazenda Lagoa do Nado (rua Desembargador Lincoln Prates, 240, bairro Itapoã, Pampulha). É o maior número de inscrições desde a primeira edição, em 2017. A disputa da categoria Mirim, das 9h às 9h50 de sábado, vai marcar a abertura. A entrada é gratuita.

 

Principal competição mineira que conta pontos para o ranking amador nacional de 2019, o BH Skate Invasion é reconhecido como um evento “5 estrelas” pela Confederação Brasileira de Skate (CBSk) e tem o patrocínio da Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer.

 

O lançamento foi realizado na terça-feira, dia 25, nas pistas do Parque Fazenda Lagoa do Nado. Além de skatistas, estiveram presentes o secretário municipal de Esportes e Lazer, Elberto Furtado, o presidente da Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica, Sérgio Augusto Domingues, e John Ulhoa, da banda Pato Fu, que integra a organização.

 

“Isso dá um peso simbólico à competição, considerando que 52% dos praticantes de skate no Brasil têm de dez a 15 anos de idade. Nosso intuito é estimular a todos, sobretudo crianças e adolescentes, a praticar atividades físicas e esportivas, o que proporciona socialização, saúde e qualidade de vida”, afirmou Elberto Furtado, mencionando um dado de pesquisa nacional feita pelo instituto Datafolha em 2015. 

 

Conforme a mesma pesquisa, o Brasil tem aproximadamente nove milhões de praticantes de skate, sendo que 74% deles são das classes C-D-E e 20%, mulheres. Além da Mirim, o BH Skate Invasion 2019 tem outras nove categorias de disputa: Iniciante, Amador, Feminino, Master, Grand Master, Legend, Grand Legend, Vintage e Paraskate.

 

 

Vagas nacionais

O evento também é válido para a seletiva estadual de Minas Gerais, com três vagas abertas para todo o Brasil e mais três vagas para a seletiva regional Sudeste. O 3º BH Skate Invasion recebeu inscrições 131 competidores de nove estados brasileiros e da Argentina. Dois nomes de peso do skate internacional, o sueco Tony Magnusson e o norte-americano Steve Alba, serão os “capitães” do evento.

 

Magnusson, de 56 anos, foi cinco vezes campeão do Legends of Skateboard World Championships e tem no currículo participações nos principais campeonatos do esporte, incluindo o X-Games.

 

Primeiro campeão de skate em piscinas, em 1978, Steve Alba, de 56 anos, integra o Skateboarding Hall of Fame e é considerado um mestre em dominar piscinas de quintal - “pistas” não feitas propriamente para o skate, como já documentado pelo canal a cabo ESPN.

 

Ao término das provas das categorias, haverá um duelo entre as equipes de Magnusson (2º Mirim, 1º Amador, 2º Master, 1º Grand Master, 2º Legend, 1º Grand Legend, 2º Vintage, 1º Feminino, 2º Paraskate) e de Alba (1º Mirim, 2º Amador, 1º Master, 2º Grand Master, 1º Legend, 2º Grand Legend, 1º Vintage, 2º Feminino, 1º Paraskate).

 

 

Show & food trucks 

Também realizado com o patrocínio da Prefeitura de Belo Horizonte em 2017 e 2018, o BH Skate Invasion tem como produtores um coletivo de skatistas formado por nomes como John Ulhoa (Pato Fu), Márcio Oya, Alexandre Dota e Cleiber Binha.

 

O evento contará com arquibancada para cerca de 400 pessoas, food trucks, banheiros químicos, DJ, escolinha de skate, oficina de grafite e atividades musicais no teatro de arena, além de palco para locutores e juízes e infraestrutura para atletas. Serão oferecidos serviços de limpeza, brigadistas, socorro médico e segurança.

 

Nas edições passadas, a competição teve um público de três mil pessoas nos dois dias, reunindo mais de cem skatistas de 9 a 60 anos, representando nove estados brasileiros e outros países como EUA e Argentina.

 

 

Programação

 

Dia 29/6          

9h - Mirim

9h50 - Amador - bateria 1

10h40 - Amador - bateria 2

11h30- Amador - bateria 3

12h20- Pausa Almoço / Limpeza da Pista

13h - Master

13h50 - Grand Master - bateria 1

14h40 - Grand Master - bateria 2

15h30 - Treinos USA (1h40), Feminino, Legend (2x), Grand Legend e Vintage (20 min cada)

17h10 - Resultados e premiação

 

Dia 30/6          

9h - Feminino - bateria 1

9h50 - Feminino - bateria 2

10h40 - Legend - bateria 1

11h30 - Legend - bateria 2

12h20 - Pausa Almoço / Limpeza da Pista

12h50 - Grand Legend

13h40 - Vintage

14h30 - Paraskate

15h20 - Resultados e premiação

15h40 - Time Salba

16h30 - Time Magnusson

17h20 - Resultados e entrega de prêmio