Pular para o conteúdo principal

Por meio de acordo com o ICMBio, BH receberá 10 mil mudas de espécies nativas da Mata Atlântica
Foto: Divulgação/PBH

BH receberá 10 mil mudas de espécies nativas da Mata Atlântica

criado em - atualizado em

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente firmou um novo acordo com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), para produção e plantio de mais 10 mil mudas de espécies nativas da Mata Atlântica na capital. A ação faz parte do Projeto Montes Verdes. 

O Projeto Montes Verdes teve início em 2016, com o trabalho de seleção de áreas aptas a receber plantios, visando à recuperação ambiental. Durante o processo de planejamento, identificou-se a escassez de algumas espécies vegetais voltadas à recuperação da multiplicidade de espécies presentes em florestas naturais situadas próximo de Belo Horizonte. Desta forma, a atividade tem a função de identificar, catalogar, caracterizar e propor planos de revegetação de áreas degradadas da capital. 

O foco primário do projeto são as áreas públicas municipais, utilizando, para sua execução, recursos humanos existentes na própria Prefeitura, doações e recursos advindos das compensações do licenciamento ambiental. O objetivo é chegar a um modelo que permita induzir e revegetar áreas verdes ou de preservação permanente (APPs) entre outras, de modo eficaz, desburocratizado e a baixo custo para, num futuro próximo, replicá-lo a outras áreas da capital. 

Em geral, a recuperação de uma área de Mata Atlântica demanda quantitativos superiores a 80 espécies vegetais, havendo dificuldade de se obter tal variedade no mercado. Produzidas na Floresta Nacional de Passa Quatro, essas espécies vêm para suplementar este trabalho, com condições favoráveis para o reflorestamento. 

“Este é o segundo acordo que firmamos com Floresta Passa Quatro/ICMBIO, fruto do sucesso do primeiro acordo. O que torna este acordo benéfico é a alta capacitação da equipe do ICMBIO, bem como a possibilidade de produzirmos mudas de espécies nativas com baixo custo a partir de sementes coletadas em Belo Horizonte, muitas delas de pouco interesse comercial, dificultando sua compra no mercado. As 10 mil mudas serão utilizadas em projetos de plantio já em andamento em Belo Horizonte, como o Projeto Montes Verdes, já no período chuvoso do próximo ano”, destaca o secretário de Meio Ambiente, Mario Werneck.