26 Fevereiro 2025 -
A Prefeitura de Belo Horizonte promove, nesta quinta-feira (27), uma oficina para a implementação da Estratégia Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional nas Cidades – Alimenta Cidades. O projeto prevê apoio técnico e prioridade no repasse de recursos federais, em ações voltadas para a promoção de uma alimentação saudável, principalmente entre a população mais vulnerável, que vive nas áreas periféricas.
A oficina será realizada na sede da PBH e vai contar com a presença da secretária Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, Lilian dos Santos Rahal, além de servidores municipais, representantes da sociedade civil, pesquisadores do tema e usuários das políticas públicas de segurança alimentar e nutricional.
Belo Horizonte está entre os 60 municípios selecionados pelo governo federal para participar da primeira etapa de implementação da estratégia. Como critério, foram escolhidas capitais e municípios com população igual ou superior a 300 mil habitantes, que tenham assinado uma manifestação de interesse.
“A Estratégia Alimenta Cidades é uma importante ferramenta do governo federal de priorização de investimentos e de orientação técnica aos municípios. O sistema de segurança alimentar é novo, considerando a linha do tempo das políticas públicas. Essa aproximação entre as três esferas de governo é extremamente relevante para fortalecer as ações na nossa cidade. Fazer uma gestão participativa é importante para que a gente seja mais assertivo e faça entregas de acordo com as necessidades de todas as regiões, de todos os públicos vulneráveis da cidade de Belo Horizonte”, explica a Secretária Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional da PBH, Darklane Rodrigues.
Dentre os eixos estruturantes do Alimenta Cidades estão a produção, oferta e disponibilidade de alimentos frescos e saudáveis nos equipamentos públicos, sociais e privados; a redução do desperdício de alimentos; a promoção da educação alimentar; a promoção dos ambientes alimentares urbanos e a articulação intersetorial da segurança alimentar, assistência social, saúde.
A Estratégia Alimenta Cidades é uma ação da Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (SESAN/MDS) e tem o objetivo de facilitar o acesso à alimentação adequada nas áreas urbanas das cidades brasileiras com foco nas partes periféricas.