Pular para o conteúdo principal

Vista aérea de Belo Horizonte
Foto: Divulgação/PBH

BH recebe comitiva que selecionará cidade sede de Hub de Inovação no Turismo

criado em - atualizado em

Belo Horizonte recebeu, na sexta-feira (26), a visita técnica de representantes do Ministério do Turismo e da Wakalua Inovation Hub. A agenda fez parte do processo de seleção da cidade que receberá o primeiro Hub de Inovação no Turismo do Brasil. A capital mineira concorre com outros quatro municípios (Maceió, Salvador, Rio de Janeiro e Foz do Iguaçu). O resultado da seleção está previsto para este mês.

 

O objetivo da visita foi apresentar a cidade, seu ecossistema de tecnologia e inovação, seu potencial turístico e o local reservado para receber o Hub de Inovação caso a capital mineira seja escolhida. Por isso, Eduardo Lorea, diretor da Wakalua, Daniel Nepomuceno, secretário executivo do Ministério do Turismo, e Francisco Chaves, Assessor da Secretaria Executiva do Ministério do Turismo, foram recebidos na sede da MaxMilhas, empresa mineira signatária da proposta ao lado da Prefeitura de Belo Horizonte, representada pela Belotur e pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e da BH Airport. Ainda participaram do encontro representantes da Prefeitura de Belo Horizonte, Sebrae e MaxMilhas. 

 

“É um prazer recepcionar essa comitiva em Belo Horizonte, pois temos a oportunidade de mostrar não só o interesse do poder público em receber uma iniciativa como o hub de inovação, mas de apresentar a capital como uma cidade que possui um ecossistema maduro e com grande densidade de empreendedores que já desenvolvem soluções relevantes para o turismo a nível nacional. Como temos um ambiente de inovação muito bem estruturado, com a presença de startups reconhecidas, estamos confiantes em mostrar Belo Horizonte pelo viés desse segmento”, afirmou Gilberto Castro durante o encontro.

 

Em seguida, os convidados participaram de uma reunião operacional, para discutir questões mais práticas relacionadas à possível vinda da Wakalua para Belo Horizonte e, por fim, de uma reunião no Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG). 

 

Sobre o Wakalua

 

Wakalua é o primeiro hub global de turismo, que fomenta a inovação em mais de 150 países. Este hub promove suas ações por meio de colaborações público-privadas em diversas regiões do mundo, envolvendo startups, investidores, corporações, governos, instituições não-governamentais e academia vinculados ao setor do turismo. O Wakalua tem como parceiros fundadores a Globalia, um dos grandes grupos de turismo da Espanha e América Latina, e a Organização Mundial de Turismo (OMT), agência da ONU que promove o turismo responsável, sustentável e universalmente acessível.

 

Sediar esse Hub possibilitará uma movimentação relevante no ecossistema de inovação no turismo em Belo Horizonte a partir da estruturação, fomento e incentivo à cultura de inovação e transformação digital. Além do desenvolvimento de programas nacionais, regionais e locais para aceleração de startups, a conquista possibilitará à capital uma gestão inteligente de empreendimentos, qualificação profissional e formalização de talentos, qualificação da base de informação e inteligência, inovação aberta e investimentos para a cadeia produtiva.