Pular para o conteúdo principal

Arte feita pela Prefeitura
Foto: Arte/Divulgação

BH participa de Encontro do ICLEI e do Fórum dos Secretários de Meio Ambiente

criado em - atualizado em

Nesta semana a Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, participou do I Encontro Nacional do ICLEI Brasil – Desenvolvimento Circular: Implementação e Desafios, que acontece em Recife de forma simultânea à I Conferência Internacional de Resíduos Sólidos e ao Encontro Nacional do Fórum dos Secretários de Meio Ambiente das Capitais Brasileiras (CB27). 

O objetivo do encontro foi apresentar os pontos estratégicos da atuação das gestões públicas em relação ao licenciamento e fiscalização ambiental, destacando os principais procedimentos, estruturas e as tecnologias usadas nesses processos. Além disso, o fórum proporcionou uma troca de conhecimento, parcerias e capacitações que giram em torno de mudanças sistemáticas a favor da sustentabilidade urbana.

O ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade é uma rede global de mais de 2,5 mil governos locais e regionais comprometida com o desenvolvimento urbano sustentável. Ativo em mais de 125 países, ele influencia e apoia as políticas de sustentabilidade, impulsionando a ação local para o desenvolvimento de baixo carbono, por meio de projetos em parceria com as políticas públicas ambientais. 

Em Belo Horizonte, ele participa de diversas atividades, como na instalação de usinas fotovoltaicas em equipamentos públicos, na construção de jardins de chuva e na implantação do Centro Educativo em Sustentabilidade no Centro de Línguas, Linguagens, Inovação e Criatividade (CLIC), localizado na  Secretaria Municipal de Educação.

A gerente de Ações de Sustentabilidade da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e secretária do Comitê de Mudanças Climáticas, Sônia Knauer, esteve no evento e destacou a importância do apoio do ICLEI,  em consonância com as políticas ambientais da capital. "BH foi uma das primeiras cidades brasileiras a se filiar ao ICLEI, em 1993, e desde então essa parceria só tem se intensificado. Neste momento, o ICLEI está elaborando o Plano Local de Ação Climática do município, com participação inclusive do Comitê Municipal de Mudanças Climáticas, o que fortalece bastante os nossos diálogos e estratégias", afirma. 

Fórum Nacional de Secretários do Meio Ambiente 

Iniciado na quinta-feira, o 24º Encontro Nacional do Fórum dos Secretários de Meio Ambiente das Capitais Brasileiras (CB27) contou com a participação da chefe de Gabinete da SMMA, Liliane Ferreira, e da gerente de Ações de Sustentabilidade, Sônia Knauer. 

O CB27 é o fórum de secretários de Meio Ambiente das capitais brasileiras e do Distrito Federal, que permite a troca de experiências sobre projetos de gestão ambiental frente às mudanças climáticas no âmbito das cidades, aproveitando as boas práticas de todas as capitais. O CB27 foi fundado durante a Conferência das Nações Unidas pelo Desenvolvimento Sustentável no ano de 2012 (Rio+20). Com o apoio da Fundação Konrad Adenauer em parceria com a Associação Mundial de Governos Locais e Subnacionais dedicados ao desenvolvimento sustentável (ICLEI) América do Sul, ele fomenta importantes debates sobre políticas públicas e suas aplicações no contexto de cada cidade do Brasil.  

Para além das trocas de experiências e apoio mútuo entre as secretarias das capitais brasileiras, o CB27 permite o diálogo com o governo federal, por meio da participação em órgãos de governança federais e estaduais, como por exemplo a Comissão Tripartite Nacional de Meio Ambiente.

De acordo com a gerente de Ações de Sustentabilidade, a iniciativa é um importante meio de discussão para as pautas locais, promovendo diálogos que fortalecem os projetos ambientais da Prefeitura de BH. “O Fórum de Secretários das Capitais representa cerca de 25% da população do país e tem a possibilidade de integrar e divulgar ações ambientais exitosas. Neste sentido, a participação da SMMA tem sido fundamental, já que a cidade tem muito a mostrar. O secretário Mário Werneck é reconhecido neste grupo como um dos seus protagonistas, elevando a nossa cidade a um patamar de grande reconhecimento”, conclui.