Pular para o conteúdo principal

BH ganha reforço na divulgação de alertas preventivos durante período chuvoso
Foto: Amira Hissa

BH ganha reforço na divulgação de alertas preventivos durante período chuvoso

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Subsecretaria de Proteção e Defesa Civil, vai receber um importante reforço na divulgação de alertas preventivos que visam evitar a exposição da população durante a ocorrência de chuvas fortes, granizo, tempestades, vendavais, alagamentos, risco de deslizamentos de terra e outros fenômenos meteorológicos. 

 

O subsecretário municipal de Proteção e Defesa Civil, coronel Waldir Figueiredo, revela que os alertas para a população são fundamentais para mitigação dos riscos. “Nos meses que antecedem o período chuvoso foi firmada uma importante parceria com a Amipão – entidade composta pelo Sindicato das Indústrias de Panificação do Estado de Minas Gerais (Sip), Associação Mineira da Indústria de Panificação (Amip) e pela Casa Sol Embalagens para Panificação – para ampliação da divulgação de alertas de risco de desastres naturais através da plataforma SMS 40199. 

 

“Serão produzidas e disponibilizadas 3 milhões de unidades de embalagens de pão incentivando o cadastramento do serviço de alerta e ensinando medidas de comportamento de segurança durante a chuva”, disse o coronel Waldir. 

 

Para o subsecretário coronel Waldir, esta parceria, que é pioneira no Brasil, obedece às recomendações do Marco de Sendai, principal instrumento orientador de redução de risco de desastres adotado por países membros da ONU, vai aumentar muito a difusão dos alertas e colaborar na promoção de uma cultura de prevenção, percepção do risco e adoção de medidas de proteção por parte da população de Belo Horizonte e Minas Gerais. “O monitoramento das condições climáticas que podem gerar algum tipo de risco é fundamental para salvar vidas”, disse. 

 

Para se cadastrar no serviço de SMS basta o usuário enviar uma mensagem de texto com o CEP da sua rua para o número 40199 e uma mensagem de confirmação será enviada na sequência. O serviço não tem custo e, em Belo Horizonte, é já é utilizado por cerca de 300 mil pessoas. 

 

O sistema foi desenvolvido pela Defesa Civil Nacional e as operadoras de telefonia móvel e é viabilizado pelo Ministério do Desenvolvimento Regional. Segundo o coronel Alexandre Lucas, secretário nacional de Defesa Civil, o sistema de monitoramento e emissão de alertas preventivos utilizado em Belo Horizonte passa a contar com mais um reforço de comunicação de massa e já se tornou referência para outras cidades. 

 

“A Defesa Civil de Belo Horizonte se tornou uma referência no Brasil e é uma das precursoras na utilização de tecnologia e redes sociais que informam e buscam ações preventivas para proteger a população. Esta parceria vai aumentar a capilaridade na emissão dos alertas preventivos do SMS 40199 e já é considerada uma boa prática a ser indicada para outros municípios brasileiros”, disse. 

 

Os moradores de Belo Horizonte também podem acompanhar os alertas e as recomendações da Defesa Civil por meio do Instagram, Twitter, Facebook e pelo canal público do Telegram no endereço “defesacivilbh”.