Pular para o conteúdo principal

BH fica entre as três melhores cidades do país no "Prêmio Band Cidades Excelentes"
Foto: Divulgação

BH fica entre as três melhores cidades do país no Prêmio Band Cidades Excelentes

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte está entre as três melhores cidades do país para se viver. Depois de vencer a etapa estadual do Prêmio Band Cidades Excelentes 2022, a cidade foi finalista na etapa nacional da premiação, destacando-se no IGMA geral – reconhecimento principal para municípios com gestões que contribuem para a qualidade de vida da população. 

A premiação foi entregue em solenidade na noite dessa quarta-feira (30), e a capital ficou no pódio do IGMA geral ao lado de Curitiba e Florianópolis. No índice de Governança, Eficiência Fiscal e Transparência, BH também ficou entre as três melhores, ao lado de Curitiba e Indaiatuba, no interior de São Paulo. 

"Estar entre as três cidades brasileiras com melhor gestão no Brasil, pelo Prêmio Band e Instituto Aquila, nos dá muita alegria e confiança de continuar trabalhando por uma cidade melhor e mais feliz. Parabenizo a todos servidores da Prefeitura com os quais dividimos esse prêmio e à população da Belo Horizonte que nos tem apoiado", afirmou o prefeito Fuad Noman.

O controlador-geral do Município, Leonardo Ferraz, também destacou a importância da premiação para a cidade. "Este é, na verdade, um prêmio que deve ser dedicado a todos os belo-horizontinos, pois é reflexo de um trabalho compromissado, harmônico e integrado de toda a equipe capitaneada pelo prefeito Fuad Noman em prol de uma cidade melhor e mais feliz para todos nós", disse.

O Prêmio Band Cidades Excelentes é promovido pelo Grupo Bandeirantes em parceria com o Instituto Aquila. A gratificação reconhece, em nível nacional, os destaques em seis aspectos: Governança, Eficiência Fiscal e Transparência; Educação; Saúde e Bem-Estar; Infraestrutura e Mobilidade Urbana; Sustentabilidade; Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública. 

Na etapa regional, realizada no mês passado, Belo Horizonte ficou em primeiro lugar no IGMA geral e nas categorias Governança, Eficiência Fiscal e Transparência, e Sustentabilidade. 

O prêmio parte das premissas de reconhecimento de iniciativas pioneiras de gestão pública municipal, incentivo à implementação de projetos de melhoria na esfera pública; compartilhamento de referências e soluções de gestão para inspirar outros municípios e valorização de servidores públicos que atuam de forma proativa em benefício da população. 

O IGMA 

O Índice de Gestão Municipal Aquila (IGMA) parte de conceitos de big data e reúne as informações públicas mais atualizadas de todas as cidades do país, sendo reconhecidos os municípios que agregam projetos para o desenvolvimento sustentável e gestões que contribuam para a qualidade de vida da população. 

A plataforma é estruturada com base em Inteligência Artificial. A partir de algoritmos, consolida os resultados de 62 indicadores em uma única nota final. Além dos indicadores, projetos qualitativos foram enviados pelos municípios para avaliação do Aquila. Quando constatada a contribuição dessas atividades para a qualidade de vida da população, houve aumento na nota final do IGMA e do pilar no qual os projetos estavam inseridos.