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Aluna da Rede Municipal de Ensino, sentada, testa "susurrofone", aparelho que permite que ela escute sua própria pronúncia.
Foto: Lucienne de Castro

BH em Pauta:Professora cria aparelho para melhorar pronúncia

criado em - atualizado em

Ler em voz alta diante de todos os colegas pode parecer um pesadelo para muitos estudantes, principalmente quando o idioma da leitura é o inglês. Uma professora da rede municipal, contudo, encontrou uma alternativa para deixar os alunos mais confiantes nessa tarefa. Atenta ao constrangimento de alguns estudantes quando lhes era solicitado ler em voz alta, a professora de inglês Lucienne de Castro Gomes, da Escola Municipal José Madureira Horta, na região da Pampulha, começou a pesquisar recursos para ajudá-los a superar essa limitação e chegou, no ano passado, ao Whisper Phone (telefone do sussurro).


O “telefone” é um instrumento que permite a captação individual da voz, a amplificação e o retorno desse som somente para quem o esteja utilizando. Trata-se de um fone que possibilita que o estudante ouça a própria voz com nitidez, mesmo quando fala baixinho, como o que acontece quando se fala algo com os dois ouvidos tampados. Segundo a professora, essa individualização possibilita que todos os estudantes participem de uma atividade de leitura oral ao mesmo tempo e que cada um escute somente a si mesmo, sem se incomodar com o colega ao lado. Isso auxilia também na concentração dos alunos.


A professora Lucienne descobriu o Whisper Phone em pesquisas na internet. Usado em escolas americanas, o Whisper era vendido nos Estados Unidos a um valor de 110 dólares cada um, segundo ela. Diante do custo, Lucienne continuou a pesquisar e encontrou uma versão artesanal do instrumento que utilizava tubos de PVC. “Testei em mim e em meus filhos, foi fantástico. Fiquei muito entusiasmada e confeccionei 15 aparelhos. Como comprei um PVC de muita qualidade, consegui fazer todos por 65 reais, mas dá para fazer mais barato, porque o tipo de PVC não faz muita diferença”, explica.


A professora Giselle Cristina Machado, da Escola Municipal São Rafael, na região Leste, prova que dá para fazer mais barato sem perder a qualidade. Ela testou o uso do Whisper Phone durante todo o primeiro semestre de 2017 com a turma de 5º ano. Com R$ 30 confeccionou 20 fones. Ela aprendeu essa tecnologia em uma formação promovida pela Secretaria Municipal de Educação, na qual a professora Lucienne contou a experiência dela e mostrou o fone feito com PVC. Esse “brinquedo” foi utilizado na Escola José Madureira Horta também em aulas de Português e acompanhamento de crianças com deficiência.



Restaurar a confiança

Um dos maiores desafios em uma aula de inglês é treinar a pronúncia dos estudantes. A professora Lucienne percebeu que muitos estudantes tinham vergonha de se expor para os colegas durante uma leitura e, por isso, deixavam de praticar. Com o Whisper Phone, os alunos têm a chance de praticar a pronúncia só para si e, dessa forma, ganham mais confiança para fazer uma atividade oral. Após uma experiência com o aparelho, Lucienne garante que as habilidades de leitura avançaram muito.


“Pedi aos alunos que lessem uma poesia em voz alta e a leitura foi um pouco confusa e muito tímida. Então, entreguei a um grupo de estudantes os fones. Pedi a todos para lerem a poesia que estava no quadro e os alunos que utilizaram os fones leram com confiança, enquanto que alguns alunos que não os tinham não se ‘arriscaram’ a ler em voz alta. Depois, solicitei que os estudantes que utilizaram os fones os passassem para os colegas que não tinham utilizado. Dei-lhes outra poesia (Yellow) e fiz o teste novamente. Resultado: os alunos leram os textos com mais confiança.”



It’s really a good idea!*

* “Isso é, realmente, uma boa ideia!”, avaliam os estudantes sobre o uso do Whisper Phone. “Eu achei excelente, eu percebi meus erros e tentei consertar. Dei o meu máximo. Mesmo sussurrando, o som ficou alto. A ideia foi incrível!” “Acho que melhorou porque eu pude ouvir claramente a minha voz e pude falar melhor. Gosto de falar english porque dessa forma consigo estudar.” “Achei ótimo, pois pude escutar melhor a minha voz e não precisei me preocupar com o que os outros achariam da minha leitura”, revelam os bilhetinhos recebidos pela professora.



Aprendendo por música

O Whisper Phone ajudou a melhorar a pronúncia dos estudantes e também revelou alguns talentos. Camila Pires, por exemplo, participou de duas etapas do programa The Voice Kids, da Rede Globo, no qual cantou a música “Just the way you are”, que foi trabalhada em sala de aula para uma apresentação dos estudantes na escola. Segundo a professora, a experiência prova que o inglês pode abrir caminhos fora da escola.

“O inglês como língua social contribuiu para que os alunos utilizassem a língua de forma contextualizada e com confiança, dentro e fora da escola. Não posso afirmar que esses alunos se tornarão falantes fluentes em língua inglesa, mas tenho certeza de que eles reconhecem que aprenderam muito mais que o verbo to be na escola pública.”



Como fazer um “Sussurrofone”


Material necessário:

10 cm de cano de PVC 1,5’’

2 joelhos de 40 mm

15 cm de adesivo colorido para enfeitar o fone



Corte o cano de PVC com um serra e encaixe os joelhos, não é necessário colar.

Para ficar mais atraente, use um adesivo colorido para cobrir o tubo.
 

 

10/08/2017. Whisper Phone. Fotos: Lucienne de Castro/PBH