Pular para o conteúdo principal

Cerca de treze usuários da Academia da Cidade da região Noroeste com camisetas verdes e crachás, participando de uma maratona de corrida.
Foto: Divulgação PBH

BH em Pauta: Usuários de Academia da Cidade começam a correr

criado em - atualizado em
A educadora física Alessandra Atalla é uma verdadeira referência para os frequentadores da Academia da Cidade do bairro Califórnia, na região Noroeste de Belo Horizonte. Desde 2013, ela estimula os alunos a realizarem as atividades físicas no espaço e, também, convida-os e oferece a eles todo o suporte para participarem de corridas de rua. Sempre informa a todos com antecedência sobre os eventos que vão acontecer, preferencialmente as corridas com inscrições a preços mais acessíveis, para que todos tenham a oportunidade de participar.

"Superação! Esse é o sentimento que a professora Alessandra plantou em mim”, afirma Adriana dos Santos, de 56 anos, aluna da Academia da Cidade Califórnia que participa das corridas de rua com os colegas e amigos, sempre incentivados pela mentora. “Motivados, eu e meus colegas fomos acreditando e treinando muito. Superamos dificuldades, limites e ansiedades com as palavras da professora. Ela nos passa dicas preciosas e orientações sábias. Do momento da inscrição até a nossa chegada, sempre tivemos todo o apoio e carinho dela", completa Adriana, animada.

Para desafiar os “atletas” a percorrerem uma distância maior e levá-los para um ambiente diferente, a professora inscreveu 18 usuários na Corrida da Cooperação, ocorrida em julho deste ano, na orla da Lagoa da Pampulha. Buscou kits, deu orientações sobre o evento e combinou internamente o deslocamento que seria feito.

“Fiquei admirada ao ver o empenho deles durante as aulas, preocupados em fazer uma boa prova, mas com o consenso de que o que importava era conseguir completar, com respeito aos limites individuais e priorizando a alegria e saúde. Eles dizem que eu os motivei, mas eles não têm ideia de como me motivaram. Meus sentimentos se resumem em duas palavras: orgulho e admiração. Essas pessoas servem de exemplo para nós!”, afirma a professora Alessandra.

Na maioria com mais de 60 anos de idade, os alunos e alguns familiares se encontram em local pré-determinado e repassam as orientações e percurso. O esforço e alegria de todos se tornam evidentes quando acenam e distribuem sorrisos ao cruzar com conhecidos no caminho.

“Participei este ano com minhas filhas e genro. Nunca tínhamos participado, foi uma ótima oportunidade. Fiquei feliz, não me imaginava correndo na Pampulha, porque nunca tinha despertado em mim esse interesse. Fui incentivada através das aulas da Academia da Cidade. Foi chique demais!”, relata Diazilma das Graças, 64.

Professora e alunos garantem que o esforço vale a pena, pois, além de superarem os limites e garantirem saúde física e mental, todos têm a oportunidade de conhecer espaços diferentes pela ótica de um verdadeiro atleta. Além disso, são motivados a nunca desistirem de ter uma vida mais saudável e feliz.

“Há dois anos estava totalmente sedentário, com o colesterol alto, acima do peso e indisposto, e sempre os médicos me recomendavam a prática de uma atividade física. Iniciei minhas atividades em 2015 na Academia da Cidade Califórnia e frequento três vezes por semana com a minha esposa. Perdi oito quilos, sinto-me mais animado e fazendo o que eu mais gosto: praticar corridas de rua. Para este final de ano já fiz a inscrição da Volta Internacional da Lagoa da Pampulha”, conta Marlúcio Antônio de Almeida, 50.

A próxima corrida da qual os alunos da Academia da Cidade Califórnia vão participar será realizada no domingo, dia 17 de setembro, na cidade de Contagem. Os inscritos farão o percurso de 5Km, com início às 7 horas.
 
 

13/09/2017. Academia da Cidade Califórnia. Fotos: Divulgação/PBH