Pular para o conteúdo principal

Mãe com filho no colo em Unidade de Saúde, ambos sorridentes.
Divulgação/PBH

BH em Pauta: Unidade é destaque no atendimento infantil

criado em - atualizado em

Elane Ferreira dos Santos, de 38 anos, leva a filha de três anos para fazer um acompanhamento médico na Unidade de Referência Secundária Saudade, na região Leste de Belo Horizonte. “O tratamento que ela faz hoje é com a gastroenterologista, devido à intolerância a lactose, além de um acompanhamento com a pneumologista. A Unidade é fundamental para a minha vida e para a vida da minha filha, porque é aqui que ela recebe o tratamento que precisa. Eu não teria condições de arcar com todos os gastos”, afirma Elane, que faz elogios ao atendimento.

A Unidade de Referência Secundária Saudade, destaque no atendimento e nos serviços prestados às crianças, oferece consultas e exames em várias especialidades, possui ambulatórios especiais, serviço de apoio ao aleitamento materno, posto de coleta de leite humano e sala de vacinação.

Um destaque entre os ambulatórios especiais é o de alergia à proteína do leite de vaca, único dessa modalidade na Rede Complementar de Saúde do Brasil. Nele, são atendidas as crianças com até um ano de idade, alérgicas à proteína do leite de vaca.

Outro serviço especial realizado pela Unidade de Referência Secundária Saudade é o posto de coleta de leite humano. Hoje, 20 centros de saúde de BH coletam leite de mães doadoras e, uma vez por semana, levam para a Unidade Saudade, que é a responsável pela supervisão e treinamento dos centros de saúde para a correta coleta do leite humano. De lá, o leite é encaminhado para o banco de leite do Hospital Odete Valadares.

Creusmar Lourenço Rosa, 44, da cidade de Itaúna, distante 80 quilômetros de Belo Horizonte, é frequentadora da Unidade Saudade. “Meu filho Calebe tem três anos e nasceu prematuro, de apenas seis meses, e com uma má formação no sistema digestivo, que gerou complicações. Estamos aqui consultando na neurologia pediátrica para saber quais os próximos encaminhamentos. Graças a Deus, meu filho melhorou muito, e faz todos os acompanhamentos e exames necessários.”

Serviços

O quadro de funcionários da Unidade Saudade conta com 91 profissionais, entre gerência, médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, administrativos, auxiliar de serviço, psicólogo, assistente social, nutricionista, fisioterapeuta, fonoaudiólogo e terapeuta ocupacional, que atendem às seguintes especialidades pediátricas: neurologia, gastroenterologia, infectologia, ortopedia, pneumologia, alergologia, cirurgia, endocrinologia, otorrinolaringologia e pediatria. Vale ressaltar que a unidade é a única da capital que realiza eletroencefalograma com sedação. 

A Unidade Saudade funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, na rua 28 de Setembro, 372, bairro Esplanada.