Pular para o conteúdo principal

Empreendedores mostram certificado de curso.

BH em Pauta: Projeto auxilia empreendedores de comunidades

criado em - atualizado em

Um motorista autônomo, um microempresário do ramo de energia fotovoltaica, um especialista em produção de lanches para eventos e um mecânico que tem a esposa como braço direito. O que essas pessoas que escolheram carreiras tão diferentes têm em comum? 

Para alcançar o sucesso, todos sabem que adquirir conhecimento é fundamental. Por isso, os quatro profissionais fizeram parte da primeira turma do curso Idealab, promovido pela Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), por meio da Empresa de Informática e Informação do Município de Belo Horizonte (Prodabel), em parceria com o Sebrae. 

Ao todo, 27 microempreendedores de comunidades da capital fizeram parte do grupo que concluiu as atividades no último dia 29 de setembro. Ao longo de dois meses, todos receberam orientações sobre empreendedorismo e o uso da tecnologia como aliada, visando o crescimento no mercado de trabalho.

“O curso acendeu uma luz em minha cabeça. Se tivesse tido este tipo de orientação há alguns anos, certamente minha realidade seria outra. Posso dizer sem medo de errar que hoje tenho outro olhar sobre o meu mercado”, afirma o motorista autônomo Vanderson Batista de Souza, de 41 anos, morador do bairro Nova Cachoeirinha. 

Já Henrique Morais de Oliveira, que possui uma empresa de energia fotovoltaica em parceria com o pai, destaca: “Antes, não tinha como crescer, mas após o curso posso dizer que já tenho uma direção.” 

A Prodabel, além de ceder o espaço para a realização do curso, é responsável por oferecer aos participantes noções de informática. O empresário Frederico Amorim, 26, há cinco atua no ramo de eventos. Ele produz lanches para feiras, reuniões, empresas etc. Morador do Morro das Pedras, o jovem empreendedor sabe que é fundamental dominar a tecnologia para obter sucesso: “Hoje sei que posso utilizar redes sociais, e-mails e aplicativos para fazer meu negócio crescer. Isto sem gastar com nada. Após as aulas tenho certeza de que vou conseguir trabalhar de maneira mais eficiente.”

Para o mecânico Admilson Herculano dos Santos e a esposa, Telma Fernandes Ribeiro, o curso surge como uma oportunidade de fazer com que a oficina deles dê um salto no mercado e, mais do que isto, possa ampliar as atividades. Uma das ideias é começar a vender peças pela internet. “As aulas foram proveitosas. É bom ver o mercado de uma forma diferente. Isto abre um horizonte. Não podemos ficar parados, vendo a concorrência crescer e ficando para trás. Estamos confiantes de que vamos mudar nossa vida para melhor.” afirmou Admilson. 

O diretor de inclusão digital da Prodabel, Leonardo Roscoe, elogia a parceria com o Sebrae Minas e destaca a importância do curso. “O Idealab surgiu como uma chance para os pequenos empresários. É fundamental levar conhecimento a quem precisa. Muitas pessoas fecham as portas por falta de noção dos próprios empreendedores, de como gerir um negócio. Para amenizar este problema é que criamos este trabalho.”
 
Nova turma

Em função do resultado positivo obtido com a primeira turma, um novo grupo de microempresários já foi selecionado para participar da segunda etapa do curso. A previsão é de que as aulas comecem ainda no mês de outubro. Nesta etapa foram selecionados 20 trabalhadores. Graças a uma parceria com o Sindicato dos Transportes de Passageiros de Belo Horizonte (Setra-BH), todos os alunos receberão vale-transporte durante o curso.

Quem tiver interesse em se inscrever para novas turmas pode entrar em contato com a Prodabel, pelo telefone 3277-6064.