Pular para o conteúdo principal

Cerca de dez idosos se exercitam, sentados e com as mãos para cima, segurando minibastões, orientados por instrutor que está de pé.
Foto: Vilma Tomaz/PBH

BH em Pauta: Programa Vida Ativa

criado em - atualizado em

Cerca de 200 residentes de dez Instituições de Longa Permanência de Idosos (ILPIs) participam semanalmente de aulas de ginástica do programa Vida Ativa, desenvolvido pela Prefeitura de Belo Horizonte (PBH). As atividades são ministradas por profissionais e estagiários de educação física da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Smel). “Depois que faço ginástica, fico mais animada, com mais disposição e destreza”, afirma Joanita Cordeiro da Silva, de 69 anos, que participa do Vida Ativa no Lar de Idosos Padre Leopoldo Mertens, no bairro São Francisco, região da Pampulha.


Segundo Virna Munhoz, diretora de Lazer e Qualidade de Vida da Secretaria de Esportes e Lazer, as aulas são planejadas de acordo com o perfil desse público, tendo duração aproximada de 50 minutos. As atividades são desenvolvidas na maioria das vezes com os alunos sentados e com utilização de materiais leves, como arcos, minibastões e bolas de tênis. “Essa iniciativa de atendimento aos residentes dessas instituições inclui, além das aulas semanais, agenda de passeios, atividades de música e dança, entre outras, constituindo-se em uma importante ação de inclusão social”, pontua ela.


No Lar de Idosos Padre Leopoldo Mertens, conveniado com a PBH, as atividades ocorrem às quartas-feiras, de 9h as 10h. Marconi Ademir Barros de Andrade, presidente da instituição, enaltece o trabalho da equipe do Vida Ativa. “Essa atividade tira a rotina das nossas residentes, traz melhorias para a saúde e complementa a atuação dos fisioterapeutas”, conta.


Contato

O programa desenvolve atividades físicas e de lazer para a população com idade superior a 50 anos. Além do atendimento às instituições de idosos, são atendidos também participantes de 40 núcleos de convivência de Belo Horizonte. Os interessados podem entrar em contato pelo e-mail vidaativa@pbh.gov.br e pelo telefone 3246-5071.

Confira as Instituições de Longa Permanência de Idosos atendidas pelo Vida Ativa: 


Regional

Instituição

Endereço

1. Centro - Sul

Casa Santa Zita

Rua Alagoas, 315 - Funcionários

2. Leste

Santa Terezinha

Rua Divinópolis, 225, Santa Tereza

3. Nordeste

Cidade Ozanam

Rua Dom Barreto, s/nº Ipiranga

4. Noroeste

Lar Dona Paula

Rua Henrique Gorceix, 315 – Padre Eustáquio

5. Noroeste

Lar Frei Zacarias

Rua Sabinópolis, 138 – Padre Eustáquio

6. Noroeste

Lar Santa Gema

Avenida Apolo, 507 – Monsenhor Messias

7. Oeste

Instituição Lar Recanto Feliz

Rua Bonança, 128 - Betânia

8. Pampulha

Lar Leopoldo Mertens

Rua Pedro Leopoldo Mertens, 1231 – São Francisco

9. Venda Nova

Lar Santo Antônio

Rua São Vicente, 55 – Venda Nova

10. Venda Nova

Abrigo Frei Otto

Rua Rui Barbosa, 299 – Santa Mônica

 
 

29/09/17. Ginástica em instituições de idosos - Vida Ativa. Fotos: Vilma Tomaz/PBH