Pular para o conteúdo principal

BH em Pauta: Programa Esporte Parceiro

criado em - atualizado em
Poucos minutos antes de trocar de roupa para ‘cair’ na água da piscina, Thalysson Oliveira Lima, de 10 anos, morador do bairro Castanheira, dá uma mostra da alegria que sente por poder participar da aula inaugural de natação do programa Esporte Parceiro, desenvolvido pela Prefeitura de Belo Horizonte (PBH). “Dormi sonhando com a primeira aula de natação da minha vida”, disse.

Thalysson e os dois irmãos, Kauã Iago, 12, e Tiago Júnior, 8, vão aprender gratuitamente as técnicas da natação na piscina do Comercial Esporte Clube - Rua José Gonçalves, 710, Barreiro). As aulas serão ministradas de setembro a dezembro deste ano. Cristina Pereira, mãe dos três alunos, não esconde a satisfação com a novas atividade dos filhos. “Tive conhecimento dessas aulas por meio dos agentes do Programa de Atendimento Especial às Famílias, executado pela Prefeitura, que atuam no meu bairro. Não pensei duas vezes para fazer a matrícula deles, pois não podia perder a oportunidade de oferecer aos meus filhos uma atividade que além de trazer benefícios para a saúde e para a mente, é uma forma de lazer”.

A manicure Flávia Duarte Leite, moradora do bairro Diamante, até cancelou os horários das clientes da parte da tarde para levar o filho Luiz Gustavo Duarte Sá, 11, para a primeira aula. “A iniciativa da Prefeitura é uma oportunidade imperdível. Só gastei dinheiro com a compra da touca de cabelo”, diz, entusiasmada, a manicure.

O sentimento de alegria das mães era compartilhado por Cleber Ferreira, presidente do Comercial Esporte Clube. “Abri as portas do clube para a Prefeitura viabilizar esse projeto que dá oportunidade às pessoas que não têm condições financeiras de praticar esporte. É muito gratificante saber que estamos contribuindo para diminuir o grau de exclusão social”, afirma o presidente, lembrando que, no próximo mês, também pelo programa Esporte Parceiro, serão realizadas aulas de Jogo de Malha nas dependências do seu clube.



Desempenho escolar


Representantes da coordenação do programa realizaram reunião com os pais dos alunos para prestar informações sobre as normas gerais referentes ao uso do espaço do clube e às aulas. Os pais foram informados de que as notas dos filhos nas escolas serão um fator determinante para a permanência deles na prática esportiva. Durante a reunião, os pais ficaram sabendo sobre a importância da natação na vida escolar dos filhos. “A natação irá contribuir para melhorar o desempenho escolar do aluno, no que se refere principalmente à disciplina e concentração”, ressalta Claudia Valéria, professora de natação com atuação voluntária no programa.
 


Esporte Parceiro


O programa é executado pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SMEL) com o apoio da coordenadoria de Atendimento Regional Barreiro e a parceria do Comercial Esporte Clube. De acordo com Daise de Araújo, diretora de Planejamento, Monitoramento e Avaliação da SMEL, o programa tem o objetivo de possibilitar o acesso aos esportes e ao lazer como um direito, na perspectiva socioeducacional de inclusão e formação para a cidadania de crianças e adolescentes em situação de risco social.

Bebeto de Freitas, secretário municipal de Esportes e Lazer, destaca a relevância do projeto de natação. “Estamos ofertando possibilidade de prática de atividades esportivas para um segmento da população sem condições econômicas de acesso aos clubes.” O secretário também reconhece a importância da atuação dos clubes da capital que cedem estrutura física e equipamentos das sedes para os usuários dos projetivos esportivos e educativos da Prefeitura.
 


Aulas e cadastro de reserva


Quarenta alunos de 10 a 17 anos frequentam duas vezes por semana as aulas com duração de 50 minutos nos turnos da manhã (quartas e sextas, de 9h30 às 12h) e da tarde (terças e quintas, de 13h30 às 16h). As inscrições para o cadastro de reserva são feitas presencialmente na Regional Barreiro (Avenida Sinfrônio Brochado, 587, Barreiro). Mais informações pelos telefones 3277-5887 e 3246-5131 e pelo e-mail gerascb@pbh.gov.br.