Pular para o conteúdo principal

Roberto da Cruz e Amauri Melo da Silva são ex-alunos e agora monitores do projeto de qualificação profissional da Prodabel.
Foto: Divulgação PBH

BH em Pauta: Prodabel oferece qualificação profissional

17/07/2017 | 18:11 | atualizado em 17/07/2017 | 18:14
Você acredita que um curso com algumas horas de duração pode transformar a vida das pessoas? Que o conhecimento desperta desejos e alimenta sonhos? Então você precisa conhecer a história de Roberto da Cruz Junior, de 28 anos, e Amauri Melo da Silva, 29. Por meio de um programa desenvolvido pela Prodabel, os dois conheceram o mundo da informática quando ainda eram adolescentes e, desde então, não saíram mais dele.


Há doze anos, os caminhos deles se cruzaram em um curso no então chamado “Qualificart”, hoje, Centro de Qualificação em Tecnologia da Informação (CQTI) da Prodabel. Um era morador da região de Venda Nova, o outro residente no bairro Nova Granada, na região Oeste da cidade. Mas foi no bairro Ipiranga, na região Nordeste, que a história começou a mudar.


Duas assistentes sociais indicaram os jovens para um curso de manutenção de computadores. “Estava no último ano do Ensino Médio e não sabia qual rumo tomar. Foi aí que tive esta oportunidade e, desde então, a informática não saiu mais da minha vida. É o que gosto e sei fazer”, afirma Amauri.


Com o curso, as portas nunca mais se fecharam. A Prodabel abriu um processo seletivo para a contratação de monitores e os dois foram selecionados. Depois, eles viraram técnicos de informática, continuaram estudando, formaram-se e hoje, ambos são responsáveis pela manutenção, monitoramento e implantação da internet a rádio nos órgãos da Prefeitura. “Sou muito grato à Prodabel porque o curso foi a base e o princípio da minha carreira profissional. Serviu como um trampolim. Despertou minha vontade para uma área que gosto muito”, diz Roberto.


Estas podem parecer apenas histórias isoladas, mas, na verdade, são demonstrações de que muitos jovens precisam apenas de uma oportunidade para deslanchar na carreira. É isto que muitas crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social buscam. Em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo e com desemprego em alta, principalmente entre os mais jovens, investir em capacitação se tornou essencial para qualquer pessoa.


CTQI

Segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostragem Domiciliar (Pnad), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 25% da população brasileira com até 24 anos está desempregada. Se considerada apenas a faixa entre 14 a 17 anos, este número chega a 39,7%. Para os jovens de classes econômicas mais baixas, este cenário tende a ser ainda pior, devido à falta de espaço. Por isso é importante, desde cedo, buscar conhecimento.


O CQTI oferece vários cursos de capacitação nas áreas voltadas para a tecnologia. Para que se tenha uma ideia, quase 1,5 mil pessoas participaram de alguma atividade somente nos seis primeiros meses deste ano. Estão disponíveis cursos como o de manutenção de computadores, uso da Internet e informática básica, entre outros, além de oficinas e palestras. No segundo semestre deste ano novas turmas serão formadas e haverá espaço não apenas para os jovens, mas também para crianças e os que estão na “melhor idade”.


A unidade Ipiranga da Prodabel fica à Rua José Clemente Pereira, número 440, bairro Ipiranga. O telefone é o 3277-6064.
 

 

17/07/2017. Fábrica de sonhos -PRODABEL. Fotos: Divulgação/PBH