Pular para o conteúdo principal

Cerca de catorze crianças e adolescentes praticam skate em pista do parque Parque Nossa Senhora da Piedade, na região Norte de BH.
Foto: Divulgação FPMZB/PBH

BH em Pauta: PBH oferece aulas de skate na região Norte

criado em - atualizado em
Adeptos do skate e moradores do entorno do Parque Nossa Senhora da Piedade, na região Norte da capital mineira, vão contar com aulas gratuitas de skate ao ar livre a partir de outubro. A iniciativa faz parte do projeto “Xis Game: manobra para o futuro”, que envolve uma parceria com a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), por meio da Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica (FPMZB).

O projeto conta com o patrocínio da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte de Minas Gerais e foi desenvolvido pela Associação de Cultura, Esporte e Lazer Movimenta Brasil, em iniciativa que busca, por meio da prática do skate, oferecer reflexão e discutir temas sobre a apropriação dos espaços públicos e a formação do caráter dos jovens.
Agora no segundo ano de execução, o projeto contempla mais um espaço, além do Parque das Amendoeiras, em Contagem, onde tudo começou. No próximo dia 30 de setembro, de 9h as 12h, a equipe organizadora do projeto estará no Parque Nossa Senhora da Piedade recebendo inscrições dos jovens interessados em praticar skate.

Serão 12 meses de aulas, duas vezes por semana, com duração de uma hora e meia, cada, realizadas no contraturno escolar. Podem se inscrever alunos matriculados em qualquer escola (pública ou privada), com idade entre sete e 17 anos. Serão compostas três turmas de 15 alunos, cada, e as inscrições serão feitas por ordem de chegada, com lista de espera, se necessário. Os pais ou responsáveis legais precisam assinar o termo de inscrição.

Ministradas por Rogério Moraes, skatista com experiência na modalidade, as aulas começam já na primeira semana de outubro. Cada aluno vai receber um kit segurança, composto por joelheira, cotoveleira, munhequeira e capacete, além de um skate (equipamentos que ficam no parque após o término das aulas) e um uniforme de uso individual. Para manter-se matriculado, o atleta não pode registrar mais de 25% de ausências em um mês.

Marcelo Sena, diretor da associação responsável pelo projeto, explica que, apesar de poder ser praticada em qualquer lugar gratuitamente, a modalidade tem um custo que inviabiliza o acesso para boa parte dos jovens, considerando que um skate mediano custa em torno de R$ 300 e ainda requer manutenções periódicas.

Ao mesmo tempo, por outro lado, a popularidade vem crescendo entre os jovens desde que se tornou uma modalidade olímpica. “Escolhemos uma modalidade que está crescendo no gosto dos jovens e que vem revertendo a imagem negativa associada à contracultura e à malandragem. Usamos o skate para ensinar disciplina, persistência e valores para a formação do caráter”, pontua ele.

As aulas no Parque Nossa Senhora da Piedade serão as terças e quintas-feiras, às 13h30, 15h e 16h30. A meta é contemplar cerca de 120 atletas amadores ao longo de 12 meses. A cada sábado será realizada uma oficina de skate no Parque, de forma a promover um primeiro contato dos jovens com a modalidade. “No primeiro ano do projeto, tivemos desistências ao longo das aulas, porque muitos jovens iniciavam a prática por curiosidade, mas alguns não se identificavam. Nessa segunda edição, temos uma meta maior e, por isso, vamos promover oficinas aos sábados, além das aulas na semana, para que os interessados experimentem a prática do skate antes de se comprometerem com as aulas”, explica Marcelo.

Atleta amadora de skate, Tatiana Nascimento, de 16 anos, já está ansiosa pela abertura das inscrições. Ela mora próximo ao Parque Lagoa do Nado, que sediou em junho deste ano o Primeiro Skate Invasion (campeonato de skate com a presença de atletas amadores e profissionais, nacionais e internacionais), e pratica a modalidade na pista do local. “Como ainda estou aprendendo, às vezes fico um pouco constrangida e até temerosa de dividir a pista com os demais atletas que praticam lá; acho que vou atrapalhar, coisas do tipo. Então, sábado às 9h, estarei lá no Piedade, que é perto daqui, para me inscrever e poder praticar regularmente, com orientação e técnica. Quero me profissionalizar no skate... Quem sabe?”, sonha a menina.


Parques que possuem pistas de skate


Nordeste
Parque Municipal Ismael de Oliveira Fábregas
Rua Horta Barbosa, 1.014, Bairro Nova Floresta

Parque Professor Guilherme Lage
Rua Angola, 665, Bairro São Paulo

Venda Nova
Parque do Bairro Jardim Leblon
Rua Salto da Divisa, 99, Bairro Leblon


Norte
Parque Nossa Senhora da Piedade
Rua Rubens de Souza Pimentel, 750, Bairro Aarão Reis

Barreiro
Parque Carlos de Faria Tavares (Vila Pinho)
Avenida Perimetral, 800, Bairro Castanheiro II, Vale do Jatobá


Pampulha
Parque Ecológico Vencesli Firmino da Silva
Rua dos Agrônomos, 285, Bairro Alípio de Melo

Parque Municipal Fazenda Lagoa do Nado
Rua Desembargador Lincoln Prates, 240, Bairro Itapoã
 

Noroeste
Parque Ecológico Maria do Socorro Moreira
Rua Bom Retiro, 232, Bairro Padre Eustáquio
 

Centro-Sul
Parque Julien Rien
Av. dos Bandeirantes, 911 - Mangabeiras

Parque Municipal das Mangabeiras
Avenida José do Patrocínio Pontes, 580, Bairro Mangabeiras
 
 

26/09/2017. XIS game. Fotos: Divulgação/FPMZB