Pular para o conteúdo principal

Dois passageiros de ônibus, sentados, lêem textos do Projeto Leitura para Todos, afixados na cadeira em frente ao passageiro.
Foto: Divulgação BHTrans/PBH

BH em Pauta: Passageiros ganham poesia no Leitura para Todos

criado em - atualizado em
Aproveitar o tempo dentro do ônibus de maneira produtiva. Este é o conceito do Leitura para Todos, criado em 2004. O projeto oferece aos passageiros de ônibus da capital textos literários com temas e gêneros variados, como poemas e contos, possibilitando uma viagem mais descontraída e agradável. Em folhas de papel plastificadas, as lâminas com os textos são afixadas na traseira dos bancos dos ônibus.


Michelle Ferreira Araújo Barbosa, de 37 anos, que utiliza o transporte coletivo todos os dias, elogia a iniciativa. “Além de incentivar a leitura, é uma forma de acesso à cultura e torna a viagem mais relaxante diante do caos da rotina diária”, pontua ela.


O Leitura para Todos também tem séries de textos especializados. Uma delas é o Ciência para Todos, uma iniciativa do Instituto de Ciências Biológicas e do Núcleo de Divulgação Científica do Centro de Comunicação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). As lâminas trazem textos científicos adaptados de programas veiculados na Rádio UFMG Educativa sobre pesquisas realizadas na universidade e curiosidades sobre ciências, tudo de forma simples e didática.


Lygia Chagas de Almeida, 22, é estudante do curso de Ciências Biológicas e comenta que o projeto é uma forma de pessoas de qualquer idade ou classe social se expressarem, seja por poemas, curiosidades científicas ou histórias. Para Lygia, a leitura das cartilhas é uma forma de distração nas viagens feitas pelos ônibus. “Os textos proporcionam entretenimento. A melhor parte para mim são os textos de ciências, que sempre têm alguma coisa que pode ser feita em casa, como aqueles projetos que a gente participa na escola quando criança”, relata ela.


Desde junho, os textos produzidos pelas equipes dos projetos “Ciência para Todos” e Leitura para Todos” também podem ser vistos nos ônibus do MOVE. Todos os textos estão disponíveis na internet, no endereço eletrônico do projeto no site da ufmg. 


O Leitura para Todos foi idealizado pela Associação Cultural Teia de Textos e conta com o apoio da BHTrans. Em 2007, o projeto foi o vencedor do Viva Leitura, um dos mais importantes prêmios de literatura do país, promovido pelos ministérios da Cultura e Educação. Em 2016, foram instaladas mais de 3.800 lâminas com textos nos ônibus da capital.
 
 
27/07/2017. Leitura nos ônibus. Fotos: Divulgação/BHTRANS