Pular para o conteúdo principal

Mecânico mexe no carro, que está com o capô levantado, e mulher está do lado, com prancheta na mão
Foto: Divulgação/PBH

BH em Pauta: Parceria leva conhecimento para empreendedores

criado em - atualizado em

Admilson Herculano dos Santos é mecânico há mais de 25 anos. Dono do próprio negócio, tem a esposa Telma Fernandes Ribeiro como braço direito. É ela quem cuida da parte administrativa, controla os gastos, o estoque, entre outras atividades. Trabalham juntos há dois anos, desde que Telma perdeu o antigo emprego. Com um ligeiro crescimento nos últimos anos, eles agora pensam expandir os negócios. Para isso, sabem que adquirir conhecimento é fundamental.
 

A história do casal é apenas uma entre tantas outras de pessoas que vivem nas comunidades da capital. Microempreendedores que, às vezes, têm várias ideias, mas não sabem como executá-las. Com base nisso, a Empresa de Informática e Informação do Município de Belo Horizonte (Prodabel), em parceria com o Sebrae Minas, inicia nesta segunda-feira, dia 21, o curso Idealab.
 

A Prodabel participa da parceria oferecendo o espaço no qual será ministrado o curso, na seleção dos participantes e na formação dos alunos na área da informática. As aulas serão no Centro de Qualificação em Tecnologia da Informação – CQTI (Rua José Clemente Pereira, número 440, bairro Ipiranga).
 

A finalidade do programa é estimular a economia e aumentar o empreendedorismo nas regiões mais carentes de Belo Horizonte. A proposta é pensar coletivamente e encontrar soluções e oportunidades para resolver problemas e desafios do dia a dia de quem se arrisca a empreender, mesmo em tempos de crise.
 

A atividade tem a duração de dois meses. Até outubro, 30 pessoas de diversos setores terão aula duas vezes por semana – às segundas e terças-feiras, das 18h30 até 22h30 – sobre empreendedorismo e o uso da tecnologia como aliada, visando ao crescimento no mercado de trabalho.
 

Esta primeira turma já está fechada. São comerciantes, fotógrafos, artesãos, entre outros profissionais, todos moradores de regiões carentes da cidade, que foram selecionados previamente e, agora, querem ampliar os negócios. Graças a uma parceria com o Sindicato dos Transportes de Passageiros de Belo Horizonte (Setra-BH), todos os alunos receberão vale-transporte durante o curso.
 

Admilson aprovou a iniciativa. “Sou uma pessoa inquieta. Estou sempre pensando em crescer. Este curso surge em um momento importante, afinal de contas, todo conhecimento é bem-vindo. Tenho vontade de montar outras coisas, até fora do ramo”, afirma.
 

Na opinião dele, saber gerenciar um empreendimento em qualquer setor e entender o mercado é fundamental. “A maioria das empresas fecha com menos de um ou dois anos. Em muitos casos, por falta de administração. Eu mesmo não tinha nenhum conhecimento ou controle do que entrava ou saía da oficina. Graças ao trabalho da minha esposa que as coisas melhoraram de dois anos pra cá.”
 

Para Telma, a oportunidade surge como uma possibilidade de abrir caminhos futuros. “Tenho vontade de abrir uma loja e o curso pode despertar isso. Podemos até conhecer outras pessoas e trocar experiências. A expectativa é a melhor possível.”

 

Novas turmas

A Prodabel e o Sebrae já iniciaram a montagem de futuras turmas que vão participar do Idealab. Todos os detalhes podem ser esclarecidos por meio do telefone 3277-6064.