Pular para o conteúdo principal

BH em Pauta: Limpeza e educação

criado em - atualizado em

Mais que o saldo de 1.500 visitas domiciliares e o recolhimento de 10,2 toneladas de lixo e entulho, os três dias de operação de limpeza, capina e conscientização de moradores da comunidade da Pedreira Prado Lopes, na Região Noroeste de Belo Horizonte, tiveram como maior propósito a mobilização dos moradores em torno do tema em questão.
 

Com aproximadamente cinco mil moradores distribuídos numa área de 141 mil metros quadrados, a Pedreira é a vila de ocupação mais antiga da cidade. Os primeiros habitantes trabalharam nas obras de construção da nova capital e chegaram ao local entre 1900 e 1920, vivendo em casinhas de sapé. As famílias foram crescendo e aumentando a comunidade.
 

Moradora do local, Juventina dos Santos recebeu as orientações da equipe de mobilização da Superintendência de Limpeza Urbana (SLU). “Estou achando ótima toda essa concentração e limpeza, é bom para toda a comunidade, e, sendo orientadas da maneira correta, as pessoas deixam de fazer bagunça e sujar a própria vila”, disse ela. 
 

A ação intersetorial da Prefeitura de Belo Horizonte na Pedreira Prado Lopes envolveu, além da SLU, a Fiscalização Integrada, o Controle de Zoonoses e a Regional Noroeste, entre os dias 19 e 21 de junho. Durante o período, sete trabalhadores por dia fizeram a remoção dos resíduos coletados na comunidade, em três viagens.
 

Paralelamente aos trabalhos de limpeza e capina, foi realizada uma campanha de esclarecimento e sensibilização voltada aos moradores e comerciantes no entorno da comunidade, com o objetivo de regularizar a exposição do lixo à coleta e evitar a deposição clandestina na região. 
 

Foram distribuídos ainda panfletos explicativos sobre a alteração nos dias e horários de coleta domiciliar e endereços e regras das Unidades de Recolhimento de Pequenos Volumes (URPVs).
 

Os novos dias de coleta de lixo, a partir desta terça-feira (27/06), serão às terças, quintas e sábados na parte da manhã. “Vamos fazer um esforço e falar com os nossos vizinhos para colocar o lixo nos dias corretos de coleta para evitar a sujeira”, afirmou Juventina.
 

Além das informações costumeiras, os moradores receberam direcionamento sobre a separação correta do lixo. Patrícia Alves, que mora em um beco na Pedreira, comemorou as ações de limpeza. “As ruas e becos estão ficando muito limpas e é nossa responsabilidade manter dessa forma. É muito bacana aprender a separar o lixo para ser reciclado, assim ajudamos os garis e toda nossa comunidade.”
 

Agente de Operação e Controle da SLU, Hélio Viana falou sobre a operação na Pedreira. “A campanha educativa e o mutirão de limpeza foram um sucesso, em que tivemos uma grande receptividade e adesão por parte dos moradores e comerciantes da comunidade. A partir de agora daremos continuidade aos serviços, com mais ênfase; além dos novos dias de coleta, teremos os serviços de capina, varrição e limpeza de bocas de lobo constantemente. Contamos com a colaboração dos moradores da Pedreira, para que exponham o lixo nos dias e horários corretos e em locais adequados.”

 

Saiba o que são as URPVs

As Unidades de Recolhimento de Pequenos Volumes (URPVs) são locais autorizados pela Prefeitura de Belo Horizonte para receber pequenos volumes de materiais. Podem ser levados pneus, madeiras, terra, metais, podas, concreto, telhas e tijolo. 
 

As unidades não recebem lixo doméstico, animais mortos, restos de comidas, materiais eletrônicos e outros produtos tóxicos. Entulho, poda de árvores e móveis velhos devem ser levados para os locais apropriados.
 

A PBH possui unidades de recebimento desses materiais em diversos locais da cidade.