19 June 2017 -
Este ano, Lucienne de Castro Gomes e Marcos da Silva Manso, professores de inglês das escolas municipais José Madureira Horta e Salgado Filho, respectivamente, terão um período de férias escolares diferente. Eles embarcam no próximo dia 28 para a cidade de Greeley, no Colorado (EUA), a cerca de 100 quilômetros de Denver, capital do estado. Mas os dois professores vão trazer para Belo Horizonte muito mais que recordações de viagem.
Lucienne e Marcos participam do programa Improve Your English, da Prefeitura de Belo Horizonte, coordenado pela Secretaria Municipal Adjunta de Relações Internacionais (SMARI), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SMED). O programa visa impulsionar e aperfeiçoar o ensino de inglês na rede municipal, contribuindo para a internacionalização do município. De 1º a 31 de julho, os dois professores vão frequentar aulas do curso Teacher Readiness Improvement Pedagogy (Pedagogia de Aperfeiçoamento da Preparação de Professores), no Aims Community College. Eles também vão vivenciar a imersão na cultura e no cotidiano de uma típica cidade norte-americana.
Greeley tem cerca de 96 mil habitantes e está situada ao pé das Montanhas Rochosas. A cidade recebeu, em julho de 2015, as professoras da rede municipal Shirley Duarte Santos, Viviane Campos, Juliana Coelho Linhares Mendes e Andréa de Menezes Gama Pinheiro, que também fizeram uma capacitação de um mês no Aims College pelo intercâmbio do Improve Your English. Ao retornarem, realizaram uma oficina para os colegas de trabalho para compartilhar os conhecimentos adquiridos.
No ano seguinte, a professora norte-americana Mary Brennecke, que preparou e executou a capacitação nos EUA, visitou Belo Horizonte para acompanhar as aulas de inglês ministradas pelas professoras-alunas. As quatro professoras puderam não só aprimorar o conhecimento sobre a língua inglesa, mas também aprender práticas inovadoras a serem aplicadas em sala de aula e se entrosar com a cultura norte-americana. Em reunião com a equipe da SMARI, Mary Brennecke relatou que o impulso para a vinda dela à capital mineira foi a vontade de comprovar de perto o desenvolvimento das alunas, levando em consideração o bom desempenho e interesse que elas demonstraram durante o treinamento.
Resultados
O Improve Your English foi criado em 2008 e tornou-se uma programa municipal oficial por meio do decreto nº 15.993, de 15 de abril de 2015. A iniciativa está estruturada em quatro eixos: treinamento, intercâmbio, sensibilização e diversificação. Até o momento, 202 professores já passaram pelo programa por meio de treinamentos, cursos e intercâmbios. Desses, 65 concluíram a capacitação pelo Instituto Cultural Brasil-Estados Unidos (Icbeu); outros 75, pela Cultura Inglesa (alguns ainda em capacitação) e, no próximo mês de agosto, será realizada a formatura de mais 62, capacitados pelo British Council.
O programa tem diferenciais, como aulas ministradas integralmente em inglês para desenvolver gramática e fluência no idioma, desenvolvimento de metodologias para aplicação em sala de aula, busca de possibilidades de intercâmbio no exterior e sensibilização de professores e alunos para a importância do aprendizado da língua estrangeira.
A coordenadora do programa, Maria Ângela Ribeiro Bomfim, destaca a importância das parcerias entre a Prefeitura e as instituições que possibilitam o desenvolvimento das atividades. “Para o intercâmbio de julho deste ano, a organização não-governamental Partners of the Americas ofereceu, mais uma vez, esta grande oportunidade para os professores de inglês da rede municipal de ensino. Esta capacitação é muito bem organizada pelo Aims College, com aulas de aperfeiçoamento da língua inglesa, bem como novas metodologias para serem usadas em salas de aula”, explica.
Imersões culturais também estão previstas, com visitas a museus, teatro e cinema e até a participação nos desfiles de 4 de julho – dia em que se comemora a Independência dos Estados Unidos. “Todas estas atividades serão patrocinadas pela Partners of the Americas”.
Compartilhamento
Lucienne de Castro Gomes e Marcos da Silva Manso foram selecionados para esta experiência por meio de um sorteio realizado na SMED, dentre os professores que tiveram melhor desempenho e melhor frequência no curso de capacitação. Durante o intercâmbio, eles vão se hospedar em casas de famílias dos integrantes locais do Partners of the Americas. A organização também está provendo o valor da taxa referente à capacitação da Aims College, no valor de US$1.000, assim como transporte e alimentação.
Os professores estão custeando as próprias passagens, o seguro de viagem e a taxa de emissão do visto. Antes de viajar, eles vão assinar um termo de compromisso em que assumem a responsabilidade de, quando retornarem, compartilhar os conhecimentos adquiridos nos Estados Unidos com professores e alunos das escolas municipais.