Pular para o conteúdo principal

Vendedora Fabíola Godin de Vargas, sentada em frente ao computador.
Foto: Divulgação PBH

BH em Pauta: Curso ensina ferramentas de administração

criado em - atualizado em

Os recursos de informática são ferramentas praticamente indispensáveis à gestão de negócios no mundo de hoje. Com o objetivo de ressaltar a importância da tecnologia e estimular o uso dela para otimizar as funções administrativas, a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), por meio da Empresa de Informática e Informação do Município de Belo Horizonte (Prodabel), promoveu, no bairro Confisco, na região da Pampulha, o curso “Ferramentas de Tecnologia da Informação para Gestão Empresarial”, voltado para pequenos empreendedores de diversas áreas.
 

Pela primeira vez na história, o conteúdo deixou de ser ministrado na unidade do bairro Ipiranga, da Prodabel. O curso ocorreu na própria comunidade, a fim de facilitar o acesso à informação para o público-alvo. Por duas semanas, 15 alunos receberam orientações sobre diversos serviços. A atividade foi realizada no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do bairro Confisco. A formatura da primeira turma está marcada para terça-feira, dia 10 de outubro.
 

Edição de textos, criação e uso de planilhas, montagem de slides e utilização da internet para divulgação das atividades foram algumas das ferramentas apresentadas aos alunos. O funcionário da Prodabel Henrique Carvalho Branquinho, da gerência pedagógica dos cursos de inclusão digital, foi o responsável por ministrar o curso. “Estamos diante de um mundo cada vez mais conectado, mas ainda temos muitas pessoas que não utilizam um computador na hora de gerir um negócio. O curso nasce justamente com este propósito, de auxiliar os microempresários a modernizar as atividades. Os alunos aprendem a usar as ferramentas que vão alavancar os negócios”, explica Carvalho.
 

A vendedora Fabíola Godin de Vargas aponta que o curso serviu como uma forma de organizar as finanças dela. “Hoje eu consigo analisar valores e as economias. Isto é importante para o empresário, principalmente para que ele possa controlar a entrada e saída de dinheiro.” Artesã e vendedora de bolo de pote, Valdete Gonçalves de Oliveira acredita que os ensinamentos vão abrir novos horizontes. “Antes desse curso, eu tinha medo de arriscar, agora aprendi a calcular até o gás que eu gasto.”
 

Já para Reginaldo Cardoso, dono de um trailer do ramo alimentício no bairro Santa Terezinha há 16 anos, a oportunidade surgiu como forma de retomada do crescimento: “’Minhas vendas despencaram quase 60% nos últimos meses. Com a ajuda do curso, acredito que vamos mudar para melhor, porque ter organização é muito importante.”
 

Devido à aprovação dos participantes da primeira turma, a Prodabel já iniciou o estudo de viabilidade para levar o conteúdo para outros pontos da capital.

 

 

10/10/2017. Curso de Planilhas. Fotos: Divulgação/Prodabel