Pular para o conteúdo principal

Cinco mulheres pintam cerâmica em torno de uma mesa.
Foto: Avanilton de Aguiar

BH em Pauta: Curso de Cerâmica em Venda Nova

criado em - atualizado em
No início, era apenas uma oficina de modelagem em argila oferecida dentro da programação mensal do Centro Cultural de Venda Nova (CCVN), um dos 17 centros mantidos pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Fundação Municipal de Cultura. Devido ao grande interesse por parte da comunidade, conforme relata a arte educadora Sabrina Damas, foi necessário investir mais nesta área e, assim, surgiu o projeto Heranças do Barro, com cursos para iniciantes e de aprofundamento das técnicas.

O forno a lenha para queima das peças modeladas em argila foi construído por meio de mutirão realizado pela equipe do Centro e pelos alunos da Escola de Belas Artes da UFMG. O trabalho coletivo contou com a orientação da professora e ceramista Adel Souki, do Grupo de Pesquisa Cultura do Barro.

A oficina ganhou corpo e se transformou em um curso de cerâmica com três meses de duração, na fase inicial, e mais seis meses, para aprofundamento das técnicas. O próximo projeto é construir um telhado para proteger o forno das chuvas.

Sabrina Damas é artista plástica pela Escola de Belas Artes da UFMG e professora do Curso de Cerâmica. Ela comemora a qualificação que o forno trouxe ao curso. “Agora, temos um curso de cerâmica com o objetivo de aprofundar, cada vez mais, a técnica, ampliando as experimentações características da cerâmica e seus processos de queima e pinturas com engobes, corantes, óxidos e esmaltes.”

A gerente Aline Tavares empenha-se para que as atividades culturais se tornem cada vez mais interessantes para a comunidade. “O curso de cerâmica é importante porque trabalha com saberes tradicionais, mesclados com técnicas modernas, enriquecendo todo o processo de criação das peças”, pontua.


Pioneirismo

O Centro Cultural de Venda Nova é o único de Belo Horizonte que dispõe de forno para a queima das peças de cerâmica. Emiliane Silva Santos, moradora do bairro Jardim dos Comerciários, está aprendendo novas técnicas a partir de moldes. “Aprendemos, até mesmo, a fazer moldes no gesso e a técnica do rolinho e das placas que são manuais, sem moldes. Aprendemos também outras técnicas e desenvolvemos habilidades manuais, no manejo da argila”, revela a aluna.

Atualmente, o projeto Herança do Barro tem uma turma de aprofundamento e outra para iniciantes. A oficina para alunos novos ocorre a cada três meses. As aulas acontecem uma vez na semana e o cadastro para se inscrever pode ser feito, a qualquer momento, na administração do centro cultural, por meio do telefone 3277-5533. O material da aula é de responsabilidade do aluno.

A turma de aprofundamento se reúne também uma vez na semana, e a proposta para este grupo é de um atelier de cerâmica, onde os alunos têm um espaço para criação, experimentação, aprofundamento da técnica, liberdade para criar e pesquisar sobre o campo da cerâmica.


Outras atividades

O Centro Cultural de Venda Nova (rua José Ferreira dos Santos, 184, no bairro Novo Letícia) mantém várias oficinas e cursos para a comunidade local. Semanalmente, são realizadas oficinas de lian gong, alongamento, artes na saúde, ginástica, dança, ioga e coral para a terceira idade. A unidade também oferece atividades como capoeira, forró, teatro infantil, artes visuais, aikido, oficinas de brinquedos e brincadeiras, violão e um variado acervo na biblioteca. As atividades são gratuitas e abertas ao público.
 
 

04/10/2017. Centro Cultural de Venda Nova promove curso de cerâmica. Fotos: Avanilton de Aguiar/PBH