Pular para o conteúdo principal

BH em Pauta: Belo Horizonte, capital dos ipês

criado em - atualizado em
O físico Renato Nogueira aproveitou as férias escolares e levou os filhos para conhecer um pouco do circuito de museus da Praça da Liberdade. O que ele não contava é que iria se deparar com o rosa dos ipês que vem encantando quem está ou visita Belo Horizonte. “Estão lindos! É de encher os olhos. Já tirei fotos das crianças que ficaram curiosas com as flores rosa”, disse Renato.


Belo Horizonte tem 27.100 ipês, sendo a maioria deles da cor rosa. “Temos nove espécies de ipê aqui. A maioria é nativa da região Sudeste e principalmente de Minas Gerais. Todos os ipês que fazem parte da área pública são parte de um projeto de paisagismo. Eles foram trazidos para esses pontos para provocar esse espetáculo”, explica Júlio De Marco, arquiteto e urbanista da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

E é justamente o encantamento que fez com que a empresária Maria Luzia Pimenta parasse na Praça da Liberdade para admirar os ipês. “Eu estou andando desde a Avenida Getúlio Vargas e tirando fotografia com os olhos, já que não sou muito eficiente com o celular.”


As avenidas Afonso Pena, Getúlio Vargas e Contorno também são protagonistas no espetáculo rosa que tem colorido a cidade. Júlio De Marco pontua que os ipês rosa florescem sempre depois de uma onda de ar frio. “Essas espécies estão florescendo dentro da época certa. Os ipês rosa floresceram sempre em julho e agosto, principalmente depois de uma onda de frio, como tivemos em Belo Horizonte nas últimas semanas.”


Em áreas mais movimentadas, como a Praça da Liberdade e a Savassi, não é difícil encontrar moradores parando e apreciando as flores. O neurologista Daniel Sacramento aproveitou o passeio com os cachorrinhos de estimação para admirar as árvores. “Este ano eles estão mais floridos, parece que floresceram todos juntos, estão bem cuidados, está lindo”, observa o médico.


Mais de 27 mil árvores

No total das espécies de árvores cadastradas em Belo Horizonte por meio do inventário, os ipês são os mais frequentes na cidade. Das 300 mil árvores da capital, 27.100 são ipês, o que corresponde a 9% do total das árvores na capital, fazendo com que a espécie seja a mais encontrada pelas ruas.


As nove espécies de ipês estão distribuídas nas regionais Leste, Oeste, Noroeste, Centro-Sul e Pampulha. O ipê rosa é o mais comum, com 9.665 árvores e com floração sempre nos meses de julho e agosto. Já a espécie mais rara é o ipê verde, que tem apenas 20 unidades na capital. Confira o levantamento:

Ipê rosa 9.665 árvores
Ipê tabaco 6.034 árvores
Ipê amarelo 2.807 árvores
Ipê roxo 2.612 árvores
Ipê mirim 2.475 árvores
Ipê branco 2.446 árvores
Ipê sete folhas 901 árvores
Ipê do cerrado 140 árvores
Ipê verde 20 árvores

26/07/2017. Ipês.Fotos: Laura Rezende/PBH