Pular para o conteúdo principal

Na foto consta uma praça como muitas árvores e um playground
Foto: Divulgação/PBH

BH em Pauta: Bela & Premiada

29/06/2017 | 15:41 | atualizado em 10/07/2017 | 18:43

Ao longo de todo o mês de julho próximo, cerca de 4.030 mudas serão plantadas na Praça Floriano Peixoto, no bairro Santa Efigênia, região Centro-Sul, como parte dos serviços sazonais de recomposição paisagística - um dos segredos do sucesso deste espaço público tetracampeão.
 

Por quatro anos consecutivos, de 2011 a 2014, a Praça Floriano Peixoto foi considerada a mais bela e conservada de Belo Horizonte pelo Prêmio Cidade Jardim – na categoria Praças acima de cinco mil metros quadrados. Em 2014, ela conquistou também a categoria Hors Concours, título que se mantém até hoje.
 

Situada na região hospitalar, que é um dos locais mais arborizados da capital, com 70% de todas as árvores da cidade, a Praça Floriano Peixoto, também conhecida como Praça do Quartel, é contemplada pelo projeto Adote o Verde, da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), que estabelece parcerias entre pessoas da sociedade civil ou jurídicas e o poder público, com o intuito de zelar pelos espaços verdes municipais.
 

Adotante oficial em 2011, a Unimed reformou e revitalizou a praça, passando a se responsabilizar pela manutenção dos jardins. A população reconheceu as benfeitorias, e o local, que se tornou um ponto de encontro e de eventos, recebe também ações da Rede de Amigos (leia texto complementar).

 

Um dos frequentadores é o servidor estadual Rubens Cecom, que diariamente leva o filho de um ano a uma escolinha localizada em frente à praça. Ele aproveita para curtir o ambiente bucólico do local, em meio ao espaço urbano, e ressalta que, além de ser uma praça bonita, também é segura.
 

Para Warley Loyola Vieira, 32, o filho também é o principal motivo para a visitação à praça. Ele diz que apesar de marcar presença mais vezes aos fins de semana, o filho pede diariamente para usar os brinquedos da praça.

 

Adubação

Para a manutenção dos jardins, quatro jardineiros e duas auxiliares de limpeza estão presentes de segunda a sábado na praça, como responsáveis pela poda de grama e arbustos, além dos cuidados com os canteiros, higienização e coleta de resíduos no espaço.
 

Além da equipe de jardinagem, há um técnico de manutenção que realiza reparos no sistema de irrigação e nos brinquedos, equipamentos de ginástica, bancos e caramanchões. Anualmente, também, são realizadas adubação e recomposição dos canteiros.

 

Circuito Instituto Unimed-BH

A praça também conta com um ciclo especial de atividades gratuitas de lazer e cultura para a comunidade, por meio do “Circuito Instituto Unimed”, com ações que incentivam a melhoria da qualidade de vida. Atividades culturais, como espetáculos de música, dança e teatro, são realizadas regularmente na praça, com o apoio do instituto.
 

Confira quais são:
 

Caminhada Orientada
 

Quando: às segundas e quartas-feiras
 

Horário: das 7h às 8h30 e das 18h30 às 20h
 

Tai Chi Chuan
 

Quando: aos sábados
 

Horário: das 7h30 às 9h

A programação do Circuito Instituto Unimed-BH pode ser acessada aqui .

 

Moradores e comerciantes iniciam plantio de mudas

A Rede de Amigos mobiliza moradores e comerciantes da região do entorno da Praça Floriano Peixoto e da Praça da Saúde para o cuidado com o espaço público. Com o apoio do Instituto Unimed-BH, o grupo zela pela conservação e segurança das praças, além de dar sugestões sobre o uso dos espaços.
 

O grupo conta com mais de 300 pessoas, entre moradores e comerciantes da região, que trabalham para manter o espaço limpo, conservado e seguro.
 

Em parceria com a Rede de Amigos, será realizada no dia 1º de julho a Manhã do Cuidar. O objetivo é contribuir com o plantio de novas mudas e revitalização  de canteiros.
 

MANHÃ DO CUIDAR - PRAÇA FLORIANO PEIXOTO

Data: 1º de julho, sábado.

Horário: Das 9h às 11h.


Últimas Notícias

Prédio da Prefeitura é iluminado em sinal de luto pelas vítimas da Covid-19 Prédio da Prefeitura é iluminado em sinal de luto pelas vítimas da Covid-19

No sábado, o prefeito Alexandre Kalil decretou luto oficial de três dias no município, por meio do Decreto 17.409/2020.

10/08/2020 | 18:29
Imagens da hidrossemeadura realizada no bairro Paulo VI Obra de contenção de encosta no Paulo VI está em fase final

Antes da conclusão do empreendimento, será preciso fazer apenas um complemento de obra, que inclui a construção de dois muros de arrimo.

10/08/2020 | 16:52