Pular para o conteúdo principal

Cinco membros da banda da Guarda Municipal se apresentam em ambiente interno durante o dia. Além do vocalista, estão presentes membros utilizando instrumentos como órgão e guitarra.
Foto: COP/PBH

BH em Pauta: Banda da Guarda Municipal anima eventos em BH

criado em - atualizado em
O repertório vai do rock ao forró, passando por axé, sertanejo universitário, MPB e até músicas que fizeram parte de trilhas sonoras de filmes americanos. Este é o perfil da Banda Show da Guarda Municipal de Belo Horizonte, que anima shows e eventos na capital.


Para quem pensa que a banda de uma instituição pública, sobretudo da área de segurança, como a Guarda Municipal, deve ser apenas do tipo tradicional, com marchinhas antigas, som instrumental e repertório fixo, o primeiro contato com a Banda Show é motivo até de surpresas.


Considerada uma versão resumida da Banda da Guarda Municipal, que tem 40 integrantes e só pode se apresentar em grandes espaços, a Banda Show costuma fazer apresentações com apenas cinco integrantes, o que faz dela a opção ideal para eventos em espaços fechados, igrejas, clubes ou repartições públicas.
 

De acordo com o guarda municipal Walisson Monteiro Serra, coordenador da Banda Show, a formação mais usada é a que tem um vocalista, acompanhado por um baixista, um baterista, um tecladista e um violonista. Mas o número de participantes pode chegar a 14 músicos. Nessas ocasiões, são acrescidos ao grupo um saxofonista e um guitarrista, entre outras opções.
 

O estilo da banda principal da Guarda Municipal, que em abril passado completou 10 anos de existência, por si só já é considerado diferenciado das demais bandas institucionais, por também incluir canções famosas e atuais nas apresentações, se a ocasião assim permitir.
 

No próprio evento que comemorou o 10º aniversário da Banda da Guarda, no Teatro Francisco Nunes, no Parque Municipal, os convidados foram surpreendidos com a inclusão de músicas inusitadas na programação, como “Another Brick in the Wall”, do Pink Floyd, e “Gonna Fly Now”, tema do filme Rocky, um Lutador.
 

Criada em 2008, quando fez as primeiras apresentações, a Banda Show surgiu por um tipo de demanda, isto é, para viabilizar o atendimento aos pedidos pela presença da banda principal em locais onde não era possível acomodar todos os integrantes do grupo original. “Fizemos opção por executar músicas mais dançantes. Incorporamos até uma sanfona aos instrumentos”, explica Serra.
 

A comemoração do aniversário de três anos do Centro de Operações de Belo Horizonte (COP-BH), ocorrida em 8 de junho passado, teve a apresentação da Banda Show, confirmando a opção do grupo pela descontração e por um repertório dançante. Na ocasião, as músicas “Seu Polícia”, da dupla Zé Neto e Cristiano, e “Mal Acostumado”, do AraKetu, foram as mais aplaudidas pelo público.
 

As apresentações da Banda Show, assim como as da Banda da Guarda Municipal, não são cobradas. Os interessados podem entrar em contato com a equipe pelo telefone 3277-7335, com pelo menos uma semana de antecedência do evento, para verificar a disponibilidade de datas e definir os detalhes.