1 June 2017 -
Será que o meu ônibus já passou? Essa ainda é uma pergunta habitual dos usuários de transporte coletivo de Belo Horizonte. Com a gentileza dos outros usuários no ponto de ônibus é sempre possível respondê-la – “sim, essa linha passou tem alguns minutos”. Surge, então, uma segunda e mais importante pergunta: quanto tempo falta para o meu ônibus passar? Com o SIU MOBILE BH, um aplicativo para smartphones que informa a previsão de chegada do ônibus via celular, nem precisa chegar ao ponto de embarque e desembarque para ter essa pergunta respondida.
Lançado em dezembro de 2015, o aplicativo é uma parceria da SetraBH (Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belo Horizonte) com a BHTrans, a responsável pela gestão dele. São mais de 51 mil usuários cadastrados, de acordo com o site.
Além de informar a previsão do tempo de chegada dos ônibus, o aplicativo oferece também a funcionalidade ROTAS, que auxilia os usuários a encontrarem o melhor trajeto e as linhas que atendem ao seu destino.
Para ter acesso ao SIU MOBILE, basta o usuário baixar gratuitamente o aplicativo, disponível nas plataformas Android, IOS (Iphone) e Windows Phone, fazer o cadastro e começar a acompanhar e marcar os pontos de ônibus favoritos.
O SIU MOBILE BH fornece as mesmas informações disponíveis nos painéis do SITBus, equipamentos eletrônicos instalados em alguns pontos de embarque e desembarque da cidade. Com a informação do tempo estimado para a chegada do ônibus, o usuário tem condições de gerenciar melhor seu tempo antes de sair de casa ou do trabalho.
Carlos Eduardo Gomes, de 20 anos, trabalha durante o dia na Alameda da Serra, em Nova Lima, e no fim da tarde vai para a faculdade no bairro Caiçara. Para ele, o aplicativo é muito útil, pois com a informação do horário em que o ônibus vai chegar, ele planeja o momento ideal para se deslocar, sem ficar esperando no ponto de parada. E destaca a confiabilidade do aplicativo: “é raro ter falha na previsão de horário.”
A mesma percepção é relatada por Natália Félix Rosa, 28, que faz a pesquisa em seu smartphone todos os dias antes de sair de casa: “o aplicativo ajuda bastante, dificilmente erra, e, quando há uma variação nos tempos, a diferença é pequena.”
Acessibilidade
Uma das funcionalidades que se destaca no aplicativo é a acessibilidade para pessoas com deficiência visual, que podem embarcar de forma independente e segura. Com o SIU MOBILIE BH, o cego ou uma pessoa com baixa visão pode comunicar, previamente, o desejo de embarcar ao motorista do ônibus escolhido. Uma mensagem irá aparecer no painel do veículo informando o endereço do ponto de ônibus e o nome do passageiro.
Carlito Homem de Sá atesta os benefícios do SIU MOBILE. Para ele, o aplicativo traz facilidades à pessoa com deficiência, que pode saber o tempo que falta para o ônibus chegar, mesmo que esteja sozinho ou que não possa contar com alguém para conferir o horário no painel do ponto: “É um grande conforto ter uma espécie de painel particular em seu celular, o que nos permite sair de casa ou do trabalho em tempo hábil e sem necessidade de permanecer exposto no ponto por tempo muito longo.”
Ele acrescenta que a maior vantagem é mesmo o motorista ser informado de que há uma pessoa com deficiência visual no ponto e, ainda que ele não sinalize com a mão, o condutor do ônibus sabe que deve parar para ele embarcar. De acordo com Carlito, isso é fundamental em grandes avenidas, onde passam muitas linhas e com intervalos muito pequenos, quando não é possível saber se a linha que se deseja é a da frente ou a que a sucede.
O representante do Movimento Unificado dos Deficientes Visuais (MUDEVI), Francisco da Silva Soares, que acompanha diariamente o funcionamento do sistema, ressalta que o SIU MOBILE BH é uma ferramenta fundamental para as pessoas com deficiência visual, mas como toda tecnologia, precisa ser constantemente atualizada.
“A funcionalidade nos ajuda muito, mas é preciso melhorar pequenos detalhes e, sobretudo, o treinamento com os motoristas para que o SIU MOBILE BH fique perfeito”, aponta Francisco.
Para usar o recurso, os usuários com deficiência visual que já possuem o Cartão BHBUS Benefício Inclusão tem o acesso direto. Basta acessar o menu “Pessoa com Deficiência?”, localizado na parte superior do aplicativo. Já para os usuários que não possuem o Cartão BHBUS Benefício Inclusão, é necessário comparecer ao Posto do BH Resolve e realizar o cadastro.