Pular para o conteúdo principal

Uma sequência de árvores no Parque Linear, que fica na Avenida José Cândido da Silveira, durante o dia
Foto: Mara Damasceno/PBH

BH em Cantos: Parque Linear

criado em - atualizado em

Para quem passa de carro, o local é percebido apenas como um canteiro central de avenida. Mas, para quem conhece de perto e se beneficia do lugar, o cenário é outro. Pela relevância, deixou de ser um simples canteiro e tornou-se o Parque Linear Avenida José Cândido da Silveira. Implantado em 2006, o parque é constituído pelo canteiro central da Avenida José Cândido da Silveira, no trecho entre a Avenida Cristiano Machado e a Rua José Moreira, no bairro Cidade Nova, região Nordeste de Belo Horizonte. O espaço, preservado como área verde e pista de cooper, tem aproximadamente  51.500 metros quadrados.
 

Abriga pássaros e várias espécies de árvores, é sombra para os transeuntes e local de descanso, no intervalo do almoço, para as pessoas que trabalham próximo.  É pista de caminhada para os moradores de vários bairros, local para a prática de exercícios físicos em aparelhos de ginástica e palco para atividades culturais e de lazer, como as ações do programa “No Domingo, a Rua é Nossa”, da Prefeitura de Belo Horizonte.
 

Francisco Xavier de Assunção, de 70 anos, mora no bairro Goiânia e faz caminhada no Parque Linear Avenida José Cândido da Silveira. “Esse espaço é muito importante para a nossa comunidade. Sempre que posso venho fazer caminhada aqui, pois o local é seguro e adequado. Também venho aos domingos trazer o meu neto para andar de bicicleta e skate, pois um trecho da avenida fica fechado, durante o evento “No Domingo, a Rua é Nossa”, ressalta Francisco.
 

Ter espaços na cidade como o Parque Linear é um privilégio e desejo de muitos moradores. Auvaníria Maria Martins Barbosa, 56, reside no bairro Cidade Nova e há seis anos é frequentadora assídua do espaço. “Nesse lugar eu me renovo, pois o tempo que eu fico aqui no parque é um momento somente meu, faço caminhada e ginástica nos aparelhos, além de estar em contato com uma área verde preservada”. 
 

A movimentação na pista de cooper e nos aparelhos da Academia a Céu Aberto acontece em vários momentos do dia, mas os horários de maior concentração de frequentadores são no início da manhã, fim de tarde e noite. A presença de Maria Helena da Costa Lopes, 69, e da sua netinha de um ano e 11 meses, Valentina Miranda, é garantida todos os dias, no fim da tarde. “Trago a minha netinha para passear e brincar aqui no parque todos os dias, ela adora. Esse espaço é maravilhoso, temos acesso a vários equipamentos para a prática de exercícios, brinquedos e também um ótimo ambiente”, afirma Maria Helena.  

 

Outros Parques da região

Além do Parque Linear Avenida José Cândido da Silveira, a região Nordeste possui mais dez parques abertos ao público. Todas essas áreas verdes constituem importantes espaços alternativos para lazer e convivência dos moradores da cidade. São eles:

    - Parque Ecológico e Cultural Professor Marcos Mazzoni - Cidade Nova.
    - Parque Ecológico Jardim Vitória - Jardim Vitória.
    - Parque Escola Jardim Belmonte - Jardim Belmonte.
    - Parque Fernão Dias - Fernão Dias.
    - Parque da Matinha - União.
    - Parque Municipal Ismael de Oliveira Fábregas - Nova Floresta.
    - Parque Orlando Carvalho Silveira - da Graça.
    - Parque Professor Guilherme Lage - São Paulo.
    - Parque Renato Azeredo - Palmares.
    - Parque Tião dos Santos - São Gabriel. 

 

Programa dominical estimula convivência
 

Lançado em agosto de 2009, “No Domingo, a Rua é Nossa” é um programa da Prefeitura realizado por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, em parceria com as secretariais regionais e BHTrans. A iniciativa é mais uma opção de lazer para a comunidade, além de estimular a convivência dos moradores no espaço urbano. 
 

O evento é realizado aos domingos, das 7 às 14h, em vários pontos da cidade. Durante as atividades, a BHTrans interrompe o trânsito de veículos em um trecho da via e os moradores ocupam o espaço com a prática das mais variadas atividades esportivas e de lazer. Na região Nordeste, o programa acontece na Avenida José Cândido da Silveira, entre as ruas Camilo Prates e Professor Costa Chiabi, Cidade Nova e em mais três locais. São eles:

    - Avenida Bernardo Vasconcelos – entre Rua Cônego Santana e Rua Senhora da Paz – bairro Cachoeirinha.
    - Avenida José Candido da Silveira – entre as Ruas Camilo Prates e Professor Costa Chiabi – bairro Cidade Nova.
    - Rua Alto Guandu, entre Rua Harmonia e Rua Aiuruoca - bairro São Paulo 
    - Rua Magenta - bairro Jardim Vitória. 

 

+ Fotos