29 June 2017 -
Para quem passa de carro, o local é percebido apenas como um canteiro central de avenida. Mas, para quem conhece de perto e se beneficia do lugar, o cenário é outro. Pela relevância, deixou de ser um simples canteiro e tornou-se o Parque Linear Avenida José Cândido da Silveira. Implantado em 2006, o parque é constituído pelo canteiro central da Avenida José Cândido da Silveira, no trecho entre a Avenida Cristiano Machado e a Rua José Moreira, no bairro Cidade Nova, região Nordeste de Belo Horizonte. O espaço, preservado como área verde e pista de cooper, tem aproximadamente 51.500 metros quadrados.
Abriga pássaros e várias espécies de árvores, é sombra para os transeuntes e local de descanso, no intervalo do almoço, para as pessoas que trabalham próximo. É pista de caminhada para os moradores de vários bairros, local para a prática de exercícios físicos em aparelhos de ginástica e palco para atividades culturais e de lazer, como as ações do programa “No Domingo, a Rua é Nossa”, da Prefeitura de Belo Horizonte.
Francisco Xavier de Assunção, de 70 anos, mora no bairro Goiânia e faz caminhada no Parque Linear Avenida José Cândido da Silveira. “Esse espaço é muito importante para a nossa comunidade. Sempre que posso venho fazer caminhada aqui, pois o local é seguro e adequado. Também venho aos domingos trazer o meu neto para andar de bicicleta e skate, pois um trecho da avenida fica fechado, durante o evento “No Domingo, a Rua é Nossa”, ressalta Francisco.
Ter espaços na cidade como o Parque Linear é um privilégio e desejo de muitos moradores. Auvaníria Maria Martins Barbosa, 56, reside no bairro Cidade Nova e há seis anos é frequentadora assídua do espaço. “Nesse lugar eu me renovo, pois o tempo que eu fico aqui no parque é um momento somente meu, faço caminhada e ginástica nos aparelhos, além de estar em contato com uma área verde preservada”.
A movimentação na pista de cooper e nos aparelhos da Academia a Céu Aberto acontece em vários momentos do dia, mas os horários de maior concentração de frequentadores são no início da manhã, fim de tarde e noite. A presença de Maria Helena da Costa Lopes, 69, e da sua netinha de um ano e 11 meses, Valentina Miranda, é garantida todos os dias, no fim da tarde. “Trago a minha netinha para passear e brincar aqui no parque todos os dias, ela adora. Esse espaço é maravilhoso, temos acesso a vários equipamentos para a prática de exercícios, brinquedos e também um ótimo ambiente”, afirma Maria Helena.
Outros Parques da região
Além do Parque Linear Avenida José Cândido da Silveira, a região Nordeste possui mais dez parques abertos ao público. Todas essas áreas verdes constituem importantes espaços alternativos para lazer e convivência dos moradores da cidade. São eles:
- Parque Ecológico e Cultural Professor Marcos Mazzoni - Cidade Nova.
- Parque Ecológico Jardim Vitória - Jardim Vitória.
- Parque Escola Jardim Belmonte - Jardim Belmonte.
- Parque Fernão Dias - Fernão Dias.
- Parque da Matinha - União.
- Parque Municipal Ismael de Oliveira Fábregas - Nova Floresta.
- Parque Orlando Carvalho Silveira - da Graça.
- Parque Professor Guilherme Lage - São Paulo.
- Parque Renato Azeredo - Palmares.
- Parque Tião dos Santos - São Gabriel.
Programa dominical estimula convivência
Lançado em agosto de 2009, “No Domingo, a Rua é Nossa” é um programa da Prefeitura realizado por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, em parceria com as secretariais regionais e BHTrans. A iniciativa é mais uma opção de lazer para a comunidade, além de estimular a convivência dos moradores no espaço urbano.
O evento é realizado aos domingos, das 7 às 14h, em vários pontos da cidade. Durante as atividades, a BHTrans interrompe o trânsito de veículos em um trecho da via e os moradores ocupam o espaço com a prática das mais variadas atividades esportivas e de lazer. Na região Nordeste, o programa acontece na Avenida José Cândido da Silveira, entre as ruas Camilo Prates e Professor Costa Chiabi, Cidade Nova e em mais três locais. São eles:
- Avenida Bernardo Vasconcelos – entre Rua Cônego Santana e Rua Senhora da Paz – bairro Cachoeirinha.
- Avenida José Candido da Silveira – entre as Ruas Camilo Prates e Professor Costa Chiabi – bairro Cidade Nova.
- Rua Alto Guandu, entre Rua Harmonia e Rua Aiuruoca - bairro São Paulo
- Rua Magenta - bairro Jardim Vitória.