Pular para o conteúdo principal

BH em Cantos: Mercado da Lagoinha

criado em - atualizado em

Inaugurado em 1949, o tradicional Mercado Popular da Lagoinha era um centro comercial de legumes, frutas e verduras. Após ficar desativado por um período e passar por uma reforma em 2000, passou a ser um local de cultura, arte, promoção da saúde e oportunidades de trabalho. O espaço, localizado à Avenida Antônio Carlos, 821, bairro São Cristóvão, é um ícone que marca a história de Belo Horizonte e do bairro que o nomeia, disponibilizando à comunidade da região Noroeste oportunidades de ensino e geração de renda oferecidos pelo Centro de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (CRESANS); lazer e entretenimento com o Centro Cultural Liberalino Alves de Oliveira; e esportes e atividades físicas por meio da Academia da Cidade.


O complexo municipal é gerenciado pela Secretaria Municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania que, além da gestão do espaço, realiza atividades de Educação Alimentar e Nutricional e qualificação profissional em Agroecologia e Gastronomia.


O Centro de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável oferece cursos de qualificação profissional através do Programa Valorizar a Gastronomia Mineira e Belorizontina Articulada às Bases da Agroecologia, com cursos nas áreas da gastronomia, com módulos de Panificação, Confeitaria e Cozinha Mineira e Belorizontina; Empreendedorismo Gastronômico, em parceria com o SEBRAE; e o curso de Agroecologia, que disponibiliza aos interessados vários módulos de orientação e formação para a prática desta modalidade de agricultura urbana, fomentando novos hábitos alimentares em nosso município.


O Centro Cultural Liberalino Alves tem como missão ser referência para as expressividades locais, fomentando os grupos e viabilizando a participação da comunidade na construção das políticas públicas de cultura. Além disso, conta com uma biblioteca aberta à população, cede o espaço para ensaios e reuniões e realiza apresentações de artes cênicas, artes visuais, literatura, oficinas e cursos, além de uma programação ativa que inclui exposições, mostras, saraus, oficinas de artesanato, música, informática, desenho, dentre outras. 


A Academia da Cidade do Mercado da Lagoinha oferece gratuitamente a prática de exercícios e alongamentos com educadores físicos, para a manutenção de uma vida saudável, principalmente ao público da terceira idade.