Pular para o conteúdo principal

BH é referência em infraestrutura verde afirma instituição internacional
Divulgação/PBH

BH é referência em infraestrutura verde, afirma instituição internacional

criado em - atualizado em

Belo Horizonte é reconhecida como referência em sustentabilidade urbana, de acordo com a Rede Internacional das Maiores Cidades do Mundo – Metropolis. A capital ganhou destaque após ser convidada a participar de uma cooperação promovida pelo projeto Clearing House, juntamente com a Cidade do México, onde um intercâmbio de boas práticas entre as duas cidades foi realizado, a respeito de soluções baseadas na natureza.

O Clearing House e a Metropolis destacam que atualmente 20% do território de BH é composto por áreas ambientalmente protegidas. A cidade conta com mais de 70 parques municipais, mais de 1 mil nascentes e mais de 500 mil árvores em áreas públicas da cidade.

O plano de Infraestrutura Verde de Belo Horizonte abrange uma ampla gama de projetos para trazer a paisagem natural para a área urbana ao longo dos próximos anos. As medidas constam no Plano Diretor da capital e conta com ações de várias secretarias. Para preservar e recuperar o ecossistema local, a PBH já protegeu mais de 20 quilômetros de área, e prevê a proteção de outros 40 quilômetros quadrados nos próximos anos.

No planejamento, a Prefeitura pretende criar mais de 900 quilômetros de “ligações verdes”, através da conexão de áreas naturais e a biodiversidade urbana, beneficiando não apenas os cidadãos, mas também a fauna e flora locais. As ações incluem o incentivo à agricultura urbana, a universalização da arborização urbana e o desenvolvimento de um índice de qualidade de áreas verdes.

Sobre a Metropolis e o projeto Clearing House

Metropolis é, atualmente, uma rede internacional que abrange as maiores cidades do mundo, reunindo mais de 150 cidades. Criada em 1985, seus membros são cidades com mais de um milhão de habitantes, e encontram na rede um fórum onde podem se reunir e trocar experiências sobre os principais desafios urbanos contemporâneos, principalmente no que diz respeito à coesão social, ao meio ambiente e à igualdade de gênero. Belo Horizonte faz parte da Metropolis desde 1999, e cumpre hoje o cargo de Secretária Regional da América Latina e Caribe na rede.

O projeto Clearing House foi criado pela Comissão Europeia e pelo governo da China, em parceria com a Metropolis. O projeto busca a melhoria na qualidade de vida dos cidadãos de grandes cidades, por meio da construção de infraestruturas verdes e sistemas de resiliência urbana.