Pular para o conteúdo principal

Cães envolvidos por uma cerca
Foto: Divulgação PBH

BH é da Gente tem campanha de adoção de pets e outras atrações

criado em - atualizado em

O Grupo Amor Pet's estará na Savassi em parceria com o BH é da Gente neste domingo, dia 14, para a realização de uma campanha de adoção de cães e gatos. Das 10h às 12h haverá um número limitado de pets disponíveis para adoção em um estande montado pelo grupo no local.  Desenvolvido pela Prefeitura de Belo Horizonte por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, o BH é da Gente é um programa recreativo realizado aos domingos em quatro regiões da capital - Savassi (Centro-Sul), av. Silva Lobo (Oeste), av. Guarapari (Pampulha) e rua Araribá (Noroeste).

O Grupo Amor Pet's é uma organização sem fins lucrativos formada por voluntários que atuam no resgate de cães e gatos abandonados em situação de rua. Os animais são resgatados, tratados e encaminhados para adoção.

“Entendemos que diminuir a população de cães e gatos no município é uma questão de utilidade, interesse e saúde pública, em termos de responsabilidade ambiental, conscientização, resultados e humanidade, contribuindo, assim, para a formação de uma sociedade mais justa”, afirma Jane Fernandes, presidente do Amor Pet’s.

Atualmente, a Organização Mundial da Saúde estima que há pelo menos 30 milhões de animais em situação de abandono no Brasil. Conforme a lei federal 9.605/98, abandono de animais é crime. 

Ensaio aberto

As atrações do BH é da Gente na Savassi têm início às 9h, com oficina esportiva até as 13h para a prática recreativa de vôlei, peteca, badminton, tênis de mesa e slackline. Das 9h às 10h15 haverá aula aberta de ioga com o grupo Yoga no Asfalto, ao ar livre, para um público de todas as idades. 

Das 10h ao meio-dia,  a Guarda Municipal de Belo Horizonte vai divulgar ações preventivas ao público, por meio de atividades de interação com os bonecos mascotes da instituição.

Ainda na Savassi, a cantora Nêga Kelly fará uma apresentação musical das 11h30 às 13h, com pegada de ensaio aberto e um repertório de pop black para animar os presentes. 

Das 9h às 13h, tanto no BH é da Gente da av. Silva Lobo quanto no da av. Guarapari, as crianças poderão se divertir com a oficina de brincadeiras, com espaço para vivência de brincadeiras antigas, atividades de trabalhos manuais e equipamentos de recreação, como cama elástica e piscina de bolinhas.

Já o BH é da Gente – Araribá vai ofertar uma oficina de circo das 9h às 13h, com atividades dedicadas à experimentação de movimentos e técnicas circenses como perna de pau, malabarismo e equilíbrio. 

Movimento Gentileza 

Todas as quatro unidades do BH é da Gente serão pontos neste domingo de uma ação especial do Movimento Gentileza em celebração ao Dia Mundial da Gentileza (13 de novembro).  Serão distribuídos kits com adesivos e lixeiras para carros, além de um convite estimulando as pessoas a praticarem mais atitudes gentis. 

"Atitudes simples como um abraço, um sorriso ou uma palavra positiva são capazes de mudar o dia de alguém, principalmente neste momento de reencontros e ressocialização. Queremos incentivar que as pessoas pratiquem mais a empatia e o cuidado com os outros e com a cidade em pequenos gestos", explica a diretora do Movimento Gentileza e primeira-dama de Belo Horizonte, Ana Laender. 

Com o mote "Espalhe gentileza", a ação pretende potencializar o efeito contagiante que as boas ações têm na sociedade, dando visibilidade às pequenas gentilezas. As pessoas serão convidadas a compartilharem seus gestos por meio do Instagram, marcando o perfil do Movimento Gentileza (@movimentogentileza), contribuindo para tornar Belo Horizonte uma cidade mais humana e acolhedora para todos. 

Além das quatro unidades do BH é da Gente, os kits serão distribuídos também em uma blitz em alguns sinais de trânsito do Centro. 

O programa 

Criado em 2017 pela Prefeitura, o BH é da Gente promove a prática de atividades físicas, esportivas e de lazer ao ar livre, assim como a convivência e a cidadania em vias e locais públicos, abrindo espaço para a ocupação urbana pela população e fomentando a apropriação do espaço público.
 

Serviço

- BH é da Gente – Savassi (Centro-Sul), das 9h às 13h, nos trechos de cruzamento das avenidas Getúlio Vargas e Cristóvão Colombo, bairro Funcionários, região Centro-Sul.

- BH é da Gente – Avenida Guarapari (Pampulha), das 9h às 13h, na avenida Guarapari, no trecho entre a avenida Portugal e a rua Deputado Salim Nacur, no bairro Santa Amélia.

- BH é da Gente – Rua Araribá (Noroeste), das 9h às 13h, na rua Araribá, no trecho entre as ruas Marcazita e Carmo do Rio Claro.

- BH é da Gente – Avenida Silva Lobo (Oeste), no trecho entre as ruas Xapuri e Garret, nos bairros Grajaú e Nova Granada.