Pular para o conteúdo principal

BH é classificada como alto desenvolvimento em índice da Firjan
Foto: Divulgação/PBH

BH é classificada como cidade com alto desenvolvimento em índice da Firjan

criado em - atualizado em

Com um crescimento de 8,7% no Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM) de 2013 a 2023, Belo Horizonte ocupa a quinta posição entre as capitais brasileiras. Em uma década, o índice da capital mineira passou de 0,7417 para 0,8063, alcançando a classificação de alto desenvolvimento. Os números foram divulgados nesta quinta-feira (8) pela entidade industrial do Rio de Janeiro (RJ).

O IFDM acompanha o desenvolvimento socioeconômico dos mais de 5 mil municípios brasileiros com base nas três áreas fundamentais ao desenvolvimento humano: Educação, Saúde e Emprego e Renda.

Criado em 2008, o índice possui periodicidade anual e é calculado exclusivamente com estatísticas públicas oficiais. A metodologia permite tanto analisar a fotografia anual dos municípios quanto a evolução ao longo dos anos. A leitura dos resultados é simples: o IFDM varia de 0 a 1, sendo que valores mais próximos de 1 indicam maior nível de desenvolvimento.

Para facilitar a interpretação são estabelecidos valores de referência e definidos quatro conceitos:

• Municípios com IFDM entre 0,0 e 0,4: grau de desenvolvimento crítico;

• Municípios com IFDM entre 0,4 e 0,6: baixo desenvolvimento;

• Municípios com IFDM entre 0,6 e 0,8: desenvolvimento moderado;

• Municípios com IFDM entre 0,8 e 1,0: alto desenvolvimento.

Os dados analisados e divulgados pela Firjan são obtidos exclusivamente de fontes oficiais, possuem periodicidade anual, recorte municipal e abrangência nacional. Os indicadores refletem os avanços e desafios socioeconômicos do país, desde o acesso aos serviços até sua efetividade para a população.