22 September 2021 -
Em conjunto com o Sebrae Minas, a Belotur preparou uma programação especial para comemorar o Dia Mundial do Turismo, celebrado em 27 de setembro. A Semana do Turismo na cidade acontecerá de 27 a 30 deste mês com encontros visando a integração, mobilização, relacionamento e a troca de experiências entre a Belotur, os guias, as operadoras de turismo e as agências receptivas da capital.
A ideia é dar suporte a estes atores para que eles criem e comercializem produtos inovadores e mais competitivos ao mercado e que reforcem o posicionamento turístico da capital: “Belo Horizonte Surpreendente”. Serão oferecidas palestras e oficinas que, além de ajudar as empresas na comercialização, também irão tratar de temas como reposicionamento de marca, reestruturação de portfólios e implementação de novas ferramentas de promoção. Uma das tônicas será, ainda, a atuação conjunta com a Belotur em ações de marketing e promoção do destino a nível nacional e internacional.
"O projeto está pautado por uma nova concepção das atividades e dos produtos do turismo, fundamentados na retomada da atividade turística, tendo como foco a inovação dos produtos ofertados nas experiências e vivências pouco exploradas, no empreendedorismo, na sustentabilidade e na pluralidade que a capital oferece, fomentando os segmentos de lazer, negócios, natureza, arquitetura e principalmente da nossa gastronomia”, explica Gilberto Castro, presidente da Belotur.
A programação começa no dia 27, quando um post especial no blog do Portal Belo Horizonte apresentará as perspectivas do turismo para o futuro pós-pandemia.
“O turismo é um dos segmentos que mais apresentou queda de faturamento desde o início da pandemia da Covid-19, mas foi também o que mais se digitalizou para enfrentar as crises econômica e sanitária instaladas no país, de acordo com um levantamento feito pelo Sebrae. Essa versatilidade mostra o empenho do setor em se manter vivo diante dos novos hábitos de consumo, propiciando uma retomada mais rápida, além da contínua geração de emprego e renda”, justifica o superintendente do Sebrae Minas, Afonso Maria Rocha.
No dia 28, a partir das 9h30, acontecerá o ciclo on-line de palestras “Experiências urbanas como ferramentas de marketing, promoção e comercialização de um destino”, com os convidados Vinícius Quintão, do Sebrae Minas, Nenel Neto, jornalista, Bianca Esperidião de Faria, gestora de turismo do Sebrae Sergipe, e Isabella Ricci, turismóloga.
Já nos dias 29 e 30 de setembro, das 9h às 12h, acontecem as oficinas do projeto “Belo Horizonte Receptiva - Programa de Qualificação e Apoio à Comercialização do Destino”, com Marcos Delgado, da FDA Consultoria.
Toda a programação é gratuita, mas para participar das oficinas é necessário inscrição via Sympla.
Serviço:
28/09: Experiências urbanas como ferramentas de marketing, promoção e comercialização de um destino
9h30 - Abertura com o presidente da Belotur, Gilberto Castro.
9h40 - Palestra “Perspectivas sobre o mercado turístico na comercialização dos destinos'', com Vinícius Quintão, do Sebrae-MG.
10h10 - Estudo de casos:
• Roteiro Baixa Gastronomia com o jornalista Nenel Neto (@baixagastronomia).
• Apresentação do projeto Roteiros Turísticos Inovadores, com Bianca Esperidião de Faria, gestora de turismo do Sebrae-SE.
10h50 - Palestra "Turismo 4.0 em BH: você está preparado?", com a turismóloga Isabella Ricci.
Local: meet.google.com/nye-wohg-tou
29 e 30/09, 9h às 12h: Oficinas de ideação e cocriação Belo Horizonte Receptiva
Convidado: Marcos Delgado, diretor de Pesquisa e Desenvolvimento na FDA Consultoria
Inscrições pela Sympla: https://www.sympla.com.br/semana-do-turismo__1349096