Pular para o conteúdo principal

BH assume a presidência do Fórum Nacional de Secretários Municipais de Cultura
Foto: Divulgação/PBH

BH assume a presidência do Fórum Nacional de Secretários Municipais de Cultura

criado em - atualizado em

A Secretária Municipal de Cultura de Belo Horizonte, Eliane Parreiras, foi eleita presidente do Fórum Nacional de Secretários e Gestores de Cultura das Capitais e Municípios Associados, e o secretário Adjunto, Gabriel Portela, foi eleito o secretário-geral da entidade. A Eleição aconteceu em reunião realizada na sede da Frente Nacional de Prefeitos, em Brasília, nessa quarta-feira (12), com o encerramento do mandato da secretária Municipal de Cultura de Curitiba, Ana de Castro. A nova gestão atuará no período de 2023/2025. 

Os Secretários Municipais de Cultura já apresentaram à ministra Margareth Menezes os objetivos e as pautas prioritárias definidas pelo Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes de Cultura das Capitais e Municípios Associados. O encontro aconteceu nessa quinta-feira (13), no contexto de alinhamento e construção de propostas de atuação. 

Segundo a ministra, o fortalecimento da democracia passa pela perenidade e robustez da cultura. “O Ministério está entrelaçado com o Fórum, porque nos interessa essa visão mais unida”. 

A ministra garantiu que o Ministério acompanhará os próximos passos da implementação da Lei Paulo Gustavo e o Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes de Cultura terá oportunidade, dentro de um grupo de trabalho, para contribuir com a execução dessa política. 

A nova presidente do Fórum, Eliane Parreiras, destacou que o papel do grupo é de articulação colaboração e, inclusive, de implementação de políticas públicas. “É na cidade que a cultura acontece. Cultura é um fenômeno local”, disse. 

Para Eliane Parreiras, está em curso um processo de fortalecimento do setor cultural no país, com maior representação e participação da sociedade, e o momento é de fortalecimento do Fórum. “Belo Horizonte assumir a presidência e a Secretaria-geral do Fórum Nacional representa não só o reconhecimento do trabalho que foi feito nos últimos anos, mas também a consistência e a constância da política pública cultural do município. Para mim é uma honra enorme assumir essa função, porque estamos com uma diretoria muito representativa, com participantes de todas as regiões que sintetizam a pluralidade cultural brasileira. Destaco ainda a relevância da secretária Municipal de Niterói, Júlia Pacheco, assumir a vice-presidência. Pelo protagonismo dos municípios nas políticas públicas, vamos buscar ampliar o diálogo com o Minc, com os pares e com outros Fóruns”. 

O secretário Adjunto de Cultura de Belo Horizonte, Gabriel Portela, conta que o cargo de secretário-geral foi criado na reunião do dia 12 de julho, porque os integrantes do Fórum entenderam como sendo muito importante essa função, para apoiar a articulação e integração entre os municípios. “Vamos trabalhar as relações institucionais para trazer maior dinâmica e eficiência ao trabalho do Fórum, que tem o desafio de representar as cidades ligadas à Frente Nacional de Prefeitos, que são mais de 400 em todo o Brasil. Minha ideia ao assumir essa função é me dedicar à essa integração, além de trazer novos Municípios e estabelecer contato mais permanente com instituições como o Ministério da Cultura”. 

O segundo dia do Encontro também foi marcado por reuniões com representes do Sistema MinC como a Secretaria de Comitês, Funarte, Iphan e Ibram. Entre as próximas ações do Fórum Nacional de Secretários e Gestores de Cultura das Capitais e Municípios Associados está a realização, junto com outros organizadores, do 1º Encontro Nacional de Gestores da Cultura, que acontecerá nos dias 15 e 16 de agosto em Vitória, Espírito Santo.

Nova diretoria do Fórum – 2023/2025

Eliane Parreiras (Belo Horizonte/MG) – presidente
Júlia Pacheco (Niterói/RJ) – vice-presidente
Gabriel Portela (Belo Horizonte) – secretário-geral

- Região Centro-Oeste
Aluízio Leite Paredes (Cuiabá)
Zander Fábio Alves Costa (Goiânia/GO) 

- Região Nordeste
Fernando Guerreiro (Salvador/BA)
Marcus Alves (João Pessoa/PB) 

- Região Norte
Inês de Fátima Oliveira da Silveira (Belém/PA)
Osvaldo Cardoso (Manaus/AM) 

- Região Sudeste
Aline Torres (São Paulo/SP)
Marcelo Victor Mentes (Contagem/MG) 

- Região Sul
Ana de Castro (Curitiba/PR)
Henry Ventura (Porto Alegre/RS)