Pular para o conteúdo principal

Belotur promove passeio turístico gratuito por Belo Horizonte
Foto: Qu4rto Studio/Belotur

Belotur promove passeio turístico gratuito por Belo Horizonte

criado em - atualizado em

A sensibilização é um dos pilares para ações de desenvolvimento turístico, e os roteiros a pé são uma oportunidade de despertar no morador novos olhares sobre a cidade. O turismo começa pelo conhecimento do município pelos próprios cidadãos, e a partir daí, as pessoas se tornam mais receptivas, divulgam sua cidade como destino e também ajudam a preservar o patrimônio. Pensando nisso, a Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Belotur, em continuidade às atividades do Programa de Sensibilização Turística, e encerrando as atividades de  2021, promove gratuitamente no próximo sábado, dia 18, dois roteiros a pé, no modelo Walking Tour, destinado aos moradores da capital.

Idealizada pela Belotur em 2016, a atividade tem o objetivo de despertar o interesse e curiosidade do cidadão belo-horizontino pelos espaços da cidade, apresentar a história e promover Belo Horizonte como uma cidade receptiva, integrada, inovadora e surpreendente. “Atividades como essas são uma oportunidade ímpar de construir o processo de pertencimento, pois insere a população de forma atuante na promoção da cidade, destacando os benefícios que podem ser alcançados por meio da atividade turística em Belo Horizonte", afirma Gilberto Castro, presidente da Belotur.

Os roteiros do City Tour foram elaborados com o intuito de que os moradores de Belo Horizonte revisitem a cidade com novos olhares, com ênfase na arte urbana e na arquitetura do município. O Projeto CURA será um dos grandes motes do passeio, estabelecendo um paralelo entre a arte tradicional e as formas de manifestações contemporâneas. As visitas ao Museu de Artes e Ofícios, ao Museu Mineiro e ao Museu de Arte Popular também farão parte do roteiro. O passeio será guiado por Neuma Horta, funcionária da Belotur, guia de turismo há 30 anos, historiadora e mestre em Turismo pela Universidade de Brasília (UNB).

As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas pela Sympla até as 13h desta sexta-feira, dia 17.  Conforme orientação do Comitê de Enfrentamento à Covid-19, todos os participantes deverão usar máscara durante a atividade e apresentar resultado negativo para Covid-19 em teste dos tipos RT-PCR ou Teste Rápido Antígeno realizados até 72 horas antes do passeio ou a apresentar comprovante de vacinação da segunda dose ou dose única da vacina contra a Covid-19.

Orientações:

- Checar o local exato do ponto de encontro e chegar com 15 minutos de antecedência;

- Respeite as regras de segurança, tanto dos locais visitados como aquelas apresentadas pelos organizadores do passeio;

- Mantenha-se sempre junto ao grupo durante as atividades.

Programação:

Roteiro a pé (City Tour) – 18 de dezembro

Manhã – 9h às 12h45

Roteiro: Belo Horizonte: Artes Tradicionais e Urbanas

9h – Ponto de encontro em frente ao Edifício Acaiaca, na Av. Afonso Pena;

9h20 – Início do tour panorâmico a pé, pela avenida Afonso Pena até a rua da Bahia (Painéis do Cura, Edifício Acaiaca, Castelinho, Edifício Sulacap e Sulamérica e Parque Municipal);

10h – Continuação da caminhada panorâmica passando no Viaduto de Santa Tereza;

10h30 – Rua Sapucaí – Mirante Cura;

11h15 – Chegada na Praça da Estação e início da visita no Museu de Artes e Ofícios;

12h45 – Encerramento do tour.



Tarde – 14h às 19h

Roteiro: Praça da Liberdade e Luzes de Natal

14h– Ponto de encontro em frente ao Museu Mineiro;

14h20 – Visita ao Museu Mineiro;

15h30 – Caminhada saindo do Museu Mineiro, com destino ao Centro de Arte Popular;

16h00 – Chegada ao Centro de Arte Popular e visita guiada;

17h30 – Saída do Museu de Arte Popular com destino à Praça da Liberdade;

17h50 – Visita à Praça da Liberdade;

19h00 – Início das Luzes de Natal na Praça da Liberdade e término do Walking Tour.