Pular para o conteúdo principal

Carnaval de Belo Horizonte
Foto: Léo Lara/Divulgação

Belotur lança raio-x de dados do Carnaval de Belo Horizonte

criado em - atualizado em

A Belotur, por meio do Observatório do Turismo, preparou um verdadeiro raio-x dos dados do Carnaval de Belo Horizonte. O documento, que está disponível no Portal da Prefeitura de Belo Horizonte, fornece informações sobre a operação e o perfil dos foliões que acompanharam os desfiles das Escolas de Samba, Blocos Caricatos e Blocos de Rua, assim como dos ambulantes.

 

O documento produzido pela Belotur tem o objetivo de compreender melhor as práticas e características da folia na capital e entender que, além de proporcionar alegria e diversão nas ruas de Belo Horizonte, o período de Carnaval impulsiona os setores da economia criativa, hotelaria e turismo, gerando renda para milhares de famílias.

 

Quanto à operação dos Blocos de Rua, destaca-se o aumento no número de ambulantes cadastrados, o fluxo de foliões e a movimentação econômica. Em 2014, 683 pessoas se cadastraram para trabalhar na festa, quantidade que cresceu aproximadamente 2.259% em 2023, chegando a 16.117.

 

No ano de 2023, 500 mil foliões aproveitaram o Carnaval em Belo Horizonte. O número continuou a crescer ao longo dos últimos 10 anos, chegando a 5.250.000 em 2023, um aumento de cerca de 900%. A movimentação econômica também deu um salto, passando de R$ 53.036.395,44 em 2016, para R$ 721.648.123,32, em 2023. Um crescimento de aproximadamente 1.260%.

 

Perfil do público

 

Durante o Carnaval do ano passado, a equipe do Observatório do Turismo realizou entrevistas com os foliões dos Blocos de Rua, Blocos Caricatos e desfiles de Escolas de Samba.

 

A compilação desses dados, comparada aos anos anteriores, ajuda a entender o perfil do público que frequenta a festa na cidade, assim como seu padrão de gastos e satisfação em relação à festa.

 

Um indicador que merece destaque é o número de dias que moradores e turistas participam do Carnaval na capital. Em 2017, a média era de 3,3 para moradores e 3,6 para turistas. O número subiu, em 2023, para 4,9 em ambos os perfis. A avaliação global da folia momesca também aumentou. A média, em 2017, era 8,1 entre moradores e 8,3 entre visitantes. Em 2023, ela subiu para 8,7 em ambos os perfis.

 

O órgão também ouviu os ambulantes que trabalham durante o Carnaval. Em 2023, mais ambulantes decidiram trabalhar na festa pela primeira vez, correspondendo a 55,1% do total. Em 2020, o percentual era de 48,9%. O número de ambulantes que contou com ajudantes também cresceu, passando de 69%, em 2020, para 79,9%, em 2023.

 

"O trabalho do Observatório do Turismo é imprescindível para que o Carnaval de Belo Horizonte continue acontecendo com excelência. Por meio das pesquisas que realiza, ele nos fornece subsídios para compreender melhor quais estratégias estão ajudando no crescimento da folia, aumento do faturamento e atração de turistas e quais precisam ser revistas", afirma Gilberto Castro, presidente da Belotur.

 

Observatório do Turismo de Belo Horizonte

 

O Observatório do Turismo de Belo Horizonte tem a função de monitorar as práticas do turismo na capital mineira, por meio do levantamento de indicadores, estatísticas, pesquisas e dados complementares, visando o aprimoramento das tomadas de decisões da administração pública e sociedade civil. Entre os estudos recentes realizados pela instituição, vale destacar os que tratam sobre gastronomia, demanda turística, economia criativa e carnaval.

 

Para conhecer na íntegra as pesquisas desenvolvidas pela entidade, acesse a página do Observatório do Turismo no Portal da PBH