Pular para o conteúdo principal

Belotur lança rádio no Spotify para aproximar moradores e turistas
Produção PBH

Belotur lança rádio no Spotify para aproximar moradores e turistas

criado em - atualizado em

Belo Horizonte acaba de ganhar um novo canal de comunicação: a Rádio BH Belotur, disponível na plataforma Spotify. Com o objetivo de valorizar a identidade da cidade e promover o turismo local, a iniciativa utiliza o formato de áudio para criar uma conexão emocional entre moradores, turistas e agentes do setor turístico.

A rádio já conta com 21 conteúdos exclusivos sobre o Carnaval de Belo Horizonte 2025, incluindo temas como o Kandandu - Encontro de Blocos Afro, a Campanha Carnaval é na Lata e o Protocolo Quebre o Silêncio. Essas iniciativas reforçam o compromisso da cidade com a inclusão, a segurança e a valorização das manifestações culturais locais.

Além das pílulas informativas sobre o Carnaval, a Rádio BH Belotur contará com uma programação diversificada, incluindo entrevistas com moradores, turistas e profissionais do setor, divulgação de eventos culturais, relatos sobre as tradições e histórias da cidade, dicas de mobilidade e acessibilidade, e sugestões de roteiros para quem deseja explorar Belo Horizonte.

A criação da rádio está alinhada ao crescente mercado de áudio no Brasil, que lidera a expansão da indústria de podcasts e audiolivros em língua portuguesa. De acordo com a PodPesquisa 2024/2025, conduzida pela Associação Brasileira de Podcasters (ABPod), o Brasil conta com 31,94 milhões de ouvintes de podcasts, sendo que 40,23% escutam diariamente. Além disso, dados da Statista Consumer Insights apontam que 51% dos brasileiros ouvem podcasts ao menos ocasionalmente, a maior taxa entre os países analisados.

"A Rádio BH Belotur chega como um canal inovador, acessível e dinâmico, que reflete a essência de Belo Horizonte. A voz tem um poder único de contar histórias e transmitir emoções. Nosso objetivo é oferecer uma experiência imersiva que conecte as pessoas com a cidade, promovendo sua cultura e identidade. Esperamos que mais pessoas se apaixonem por Belo Horizonte e vivam nossa cidade de uma forma mais autêntica e próxima", afirma Bárbara Menucci, presidente da Belotur.

A criação da Rádio BH Belotur é mais uma iniciativa da estratégia de Music Branding da Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte, que também tem investido na música como ferramenta de promoção turística. Atualmente, o perfil da Belotur no Spotify conta com 17 playlists temáticas, que ajudam a construir a identidade sonora da cidade e a divulgar o destino para visitantes e moradores.

Music Branding

O Music Branding é uma estratégia de marketing que utiliza a música para construir uma imagem autêntica de marcas e destinos. Algumas capitais como Cidade do México, Salvador e Barcelona já adotaram essa abordagem para fortalecer sua conexão emocional com o público, entre moradores e visitantes.

Playlists

As playlists de Belo Horizonte no Spotify têm como objetivo traduzir a cidade em forma de música, destacando mais de 400 artistas mineiros e celebrando o patrimônio cultural e musical da região. Já as playlists dedicadas ao Carnaval de Belo Horizonte são uma homenagem à energia e à diversidade que tornaram a festa da cidade uma das mais vibrantes do Brasil.