Pular para o conteúdo principal

Praça Sete, no Centro de Belo Horizonte
Foto: Adobe Stock/Acervo Belotur

Belotur e Sebrae Minas dão início à segunda etapa do projeto Dialoga Turismo

criado em - atualizado em

A Belotur, em parceria com o Sebrae Minas, dá início à segunda edição do Dialoga Turismo, programa de consolidação da governança do Turismo de Belo Horizonte. Com a primeira oficina marcada para esta quinta-feira, dia 13, a ação reunirá representantes de entidades, empresas, academia e órgãos ligados à atividade turística da cidade para a elaboração de um plano tático de retomada e desenvolvimento do setor. A programação, que vai de maio a julho de 2021, será totalmente on-line, mediante inscrição prévia pelo link portalbelohorizonte.com.br/dialogaturismo

 

Esta segunda etapa do Dialoga Turismo dá continuidade às ações que se iniciaram em 2020, quando o programa abriu um canal de comunicação com o setor oferecendo uma programação de lives com convidados de todo o Brasil e, posteriormente, oficinas onde os participantes puderam definir diretrizes estratégicas para lidar não só com os  desafios impostos pelos desdobramentos da pandemia, mas também com o futuro do turismo em Belo Horizonte nesse novo contexto. Agora, chegou o momento de priorizar ações e construir um Plano Tático para orientar o planejamento coordenado e a implementação de medidas, por meio de uma participação colaborativa, com responsabilidades e ações compartilhadas. 

 

“O Dialoga é um projeto muito importante, justamente pelo seu caráter aberto e participativo. A ideia é que os próprios representantes do setor, que mais do que ninguém sabem dos desafios que estão sendo enfrentados, priorizem ações a partir das diretrizes que já foram estabelecidas por eles na edição anterior e definam estratégias e responsabilidades. Tudo isso contando com uma consultoria especializada. Continuamos acreditando que a construção colaborativa é a chave para a retomada da atividade turística da cidade”, explica Gilberto Castro, Presidente da Belotur. 

 

As atividades do Dialoga Turismo serão divididas entre três eixos temáticos:  Belo Horizonte Destino de Negócios e Eventos, Belo Horizonte Destino de Gastronomia, Patrimônio Arquitetônico e Cultura e Estratégias de Mercado para a Retomada.  

 

Sobre o Dialoga Turismo 

 

O programa Dialoga Turismo é um espaço de escuta, reflexão e engajamento de representantes dos diversos setores relacionados à atividade turística de Belo Horizonte para estabelecer um sistema de gestão coordenada e participativa, gerar conexões, negócios e estimular soluções criativas e inovadoras para o desenvolvimento turístico do município de Belo Horizonte. 

 

Lançado em dezembro de 2019, o programa adaptou seu escopo em função dos impactos da pandemia da Covid-19, com ações adequadas para o ambiente virtual e discussão de estratégias e diretrizes para o enfrentamento da crise e retomada do setor turístico da cidade no cenário da pós-pandemia, em curto e médio prazos. 

 

A primeira etapa, ocorrida entre junho e novembro de 2020, contou com uma agenda de painéis com pesquisadores, especialistas e gestores públicos nacionais e internacionais e 12 oficinas, que criaram um fluxo de discussão para definir e hierarquizar as diretrizes estratégicas propostas para o setor turístico da cidade.  

 

As atividades contaram com a participação de profissionais e pensadores do turismo em um movimento que horizontaliza o debate entre agentes do segmento turístico de Belo Horizonte, sejam eles públicos, privados ou do terceiro setor. O resultado principal das oficinas foi a elaboração de três eixos e sete diretrizes fundamentais à recuperação e ao desenvolvimento sustentável do turismo de Belo Horizonte.