Pular para o conteúdo principal

Informativo sobre o Coronavírus em Belo Horizonte
Foto: Arte PBH

Belotur disponibiliza visitas virtuais ao Conjunto Moderno da Pampulha

criado em - atualizado em

Estar em casa não é mais motivo para deixar de conhecer ou relembrar lugares especiais da capital mineira. A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Belotur, vai disponibilizar a visita virtual de alguns dos mais adorados pontos turísticos da cidade, começando pelo Conjunto Moderno da Pampulha, Patrimônio Mundial da Unesco na Categoria Paisagem Cultural. A cada sexta-feira, um atrativo terá sua visitação on-line lançada no Portal Belo Horizonte. A estreia será a Igreja São Francisco de Assis, conhecida carinhosamente por Igrejinha da Pampulha. Para fazer o tour, acesse este link, via celular ou computador.

O projeto de tours virtuais desenvolvido pela Belotur já estava dentro do planejamento da Prefeitura, como ação que visa o fortalecimento e o desenvolvimento do turismo na região da Pampulha. O lançamento, no entanto, ganha maior importância em um contexto no qual as interações on-line com a cidade se tornam uma nova forma de vivenciá-la.

“A indicação do isolamento social, devido à pandemia do Covid-19, tem mexido com a rotina de milhares de pessoas no mundo inteiro, inclusive no que diz respeito à cultura e entretenimento. Essas visitas são mais uma opção de lazer para o cidadão e turista. Para quem já visitou os atrativos pessoalmente, é uma oportunidade de perceber novos detalhes, ângulos e informações. Para quem ainda não conhece, é a chance de descobrir esses espaços e suas histórias”, comenta Gilberto Castro, presidente da Belotur.

Quem acessar a página das visitas vai se deparar com uma verdadeira experiência de realidade virtual. O modelo une imagens aéreas captadas por drones e fotos 360° feitas em solo, que criam uma visitação interativa com alto grau de imersão e realismo. Cada atrativo ganhou registros outdoor e indoor. Isso significa que não só os salões, obras e espaços internos poderão ser apreciados, mas também os jardins de Burle Marx, traços arquitetônicos e tudo que compõe a paisagem reconhecida pela Unesco.  Nas próximas semanas, sempre às sextas-feiras, serão disponibilizadas visitas virtuais à Casa Kubitschek, Casa do Baile, Museu de Arte da Pampulha e Iate Tênis Clube.

 

“Por meio deste conteúdo, as pessoas terão a chance de conhecer ou revisitar alguns dos espaços culturais e arquitetônicos mais importantes da nossa cidade, responsáveis por posicionar Belo Horizonte como referência na cultura e arquitetura internacional. Esperamos que, pela tela do computador ou celular, a população usufrua e se encante com o Conjunto Moderno da Pampulha e o rico patrimônio presente em seus edifícios e jardins”, convida Fabíola Moulin, secretária municipal de Cultura e presidenta interina da Fundação Municipal de Cultura.


 

Sobre o Conjunto Moderno da Pampulha

O Conjunto Moderno da Pampulha, obra-prima que leva a assinatura de Oscar Niemeyer, Roberto Burle Marx e Cândido Portinari, tornou-se, em julho de 2016, Patrimônio Cultural da Humanidade, título emitido pela Unesco. O complexo inclui os edifícios e jardins da Igreja São Francisco de Assis, o Museu de Arte da Pampulha, a Casa do Baile e o Iate Tênis Clube, construídos quase simultaneamente entre 1942 e 1943, além do espelho d’água e da orla da Lagoa. Contempla também a Praça Dino Barbieri e a Praça Alberto Dalva Simão, ambas projetadas por Burle Marx.