Pular para o conteúdo principal

Belotur apresenta os vencedores do 2º Concurso Prato Junino

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Belotur, apresentou, no sábado, dia 15 de junho, os vencedores do 2º Concurso Prato Junino, que faz parte da programação do Arraial de Belo Horizonte 2019. A competição foi realizada em parceria com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-MG), a Frente da Gastronomia Mineira e as faculdades de gastronomia UNA, Pitágoras, Promove, Estácio de Sá e Senac. Os vencedores comercializarão seus pratos na Vila Gastronômica, espaço de destaque da gastronomia no Arraial de Belo Horizonte na Praça da Estação, planejada para os dias 29 e 30 de junho e 6 e 7 de julho. A grande novidade no concurso deste ano foi a homenagem que os acadêmicos prestaram ao legado gastronômico de Dona Lucinha, respeitada internacionalmente como a maior representante da cozinha mineira, falecida no último mês de abril.

 

“Esse concurso cultural de gastronomia junina proporciona a consolidação da requalificação do setor dentro do Arraial de Belo Horizonte, além de integrar a cadeia produtiva, ampliar e diversificar o público do evento, bem como a própria divulgação e promoção dos festejos juninos da capital mineira”, afirmou o presidente da Belotur, Gilberto Castro.

 

Ao todo, 40 pratos foram inscritos e as seletivas foram realizadas de 3 a 7 de junho.  A comissão julgadora levou em consideração aspectos como a relevância quanto ao tema, a presença de ingredientes típicos dessa época, além dos quesitos técnicos, a inovação e economicidade. Além disso, os participantes tiveram que criar suas receitas com alguma alusão à história de Dona Lucinha e seu legado gastronômico como, por exemplo, referências ao Serro, sua terra natal, a algum ingrediente presente na sua cozinha, seja na apresentação, conceito ou nome do prato.

 

Os pratos foram julgados por Eduardo Avelar, chef de cozinha, Márcia Nunes, do restaurante Dona Lucinha, Mariana Correa, da Confeitaria francesa La Parisserie, Isabela Lapa, fundadora do blog Coisas de Mineiro, e por Jadison Nantes, da Gerência de Culturas Populares e Urbanas da Fundação Municipal de Cultura.

 

Confira abaixo os pratos vencedores do 2º Concurso Prato Junino:

 

 

Vencedores do 2º Concurso Prato Junino

Promove: Trio Ternura

Trio de bolinhos de mandioquinha recheados com carne de lata e catupiry, com frango e catupiry e com queijo cremoso. Acompanha molho picante.

 

Estácio de Sá - Milho no Franqueitão

Croquete de milho verde, frango, queijo do Serro, servido com redução de quentão.

 

Una - Matula da Roça

Pão de milho, carne de porco, couve, geleia de pimenta, farofa crocante de torresmo e cebolinha.

 

Senac Minas - Pé de Milho

Bolo de milho cremoso com coco e queijo do Serro. Coberto com crosta de pé de moleque e pipoca de quentão.

 

Pitágoras - Canjica do Sertão

Canjica branca, carne de sol, requeijão de raspa, queijo canastra, manteiga de garrafa e crispy de cebola e couve.

 


O Arraial de Belo Horizonte 2019

Realizado pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Belotur, o Arraial de Belo Horizonte chega à sua 41ª edição e, durante um mês, vai preencher a capital mineira com muita cultura, folclore, tradição e alegria. De 7 de junho a 7 de julho a cidade contará com programação intensa, que pode ser acessada pelo site do Arraial de Belo Horizonte.  

 

Estão confirmadas 40 quadrilhas para o tradicional concurso municipal, parceria com a Comissão Junina Mineira, que acontece na Praça da Estação. Serão 27 disputando pelo Grupo de Acesso, nos dias 28, 29 e 30 de junho, e 13 pelo Grupo Especial, com apresentações marcadas para os dias 6 e 7 de julho. No palco, uma grande atração já está confirmada: Naiara Azevedo, uma das cantoras mais influentes do meio sertanejo atual. Ela entra em cena no Arraial de Belo Horizonte na noite do domingo, dia 30 de junho, com show gratuito. Em breve, mais nomes serão anunciados.

 

Outra grande atração da festa na Praça da Estação é a Vila Gastronômica, que receberá os pratos vencedores do 2º Concurso Prato Junino. Também estarão presentes no espaço os restaurantes Barbazul, Clube do Milho e a cervejaria Fürst.