Pular para o conteúdo principal

Pessoas na rua comemorando o Carnaval
Foto: Alexandre Guzanshe

Belotur amplia o prazo do Cadastro de Blocos de Rua do Carnaval de BH 2023

criado em - atualizado em

A Belotur vai ampliar o prazo do cadastro para os Blocos de Rua do Carnaval de Belo Horizonte em 2023. Agora, os interessados em desfilar na festa do ano que vem têm até a próxima quarta-feira (9) para realizar a inscrição. Para se cadastrar, os representantes de blocos devem acessar o site da PBH.

 

A ampliação do prazo se deu por conta de uma instabilidade observada no sistema de cadastro durante o feriado do Dia de Finados. Para que nenhum bloco saia prejudicado e os representantes tenham tempo hábil para realizar a inscrição, a data de encerramento, que seria nesta sexta-feira (4), foi estendida até 9 de novembro.

 

O cadastro é uma das principais ferramentas para o planejamento da operação do evento. Por meio dele, as secretarias municipais e os órgãos envolvidos organizam ações com antecedência para o melhor funcionamento da cidade durante a folia. Vale ressaltar, também, que apenas blocos cadastrados podem concorrer no Edital de Auxílio Financeiro para Blocos de Rua, que está com inscrições abertas até o dia 16 deste mês.

 

Entre os principais requisitos para o cadastro dos blocos de rua estão: o limite de tempo de cada desfile não poderá passar de seis horas (levando em consideração o tempo de concentração, desfile e encerramento) e determinados tipos de vias não poderão fazer parte do trajeto dos desfiles (áreas com risco de alagamento, áreas destinadas à programação oficial da Prefeitura de Belo Horizonte, áreas hospitalares e seus acessos, rota protocolar de ambulância, áreas de segurança militar, interior de túneis, pontes, passarelas, viadutos e rota dos ‘Foliônibus’).

 

Para os grupos que já desfilaram em outras edições do Carnaval de Belo Horizonte será possível cadastrar até dois desfiles por bloco de rua. Para os novos blocos só será permitido o cadastramento de um desfile. Para se inscrever é preciso inserir informações como data, horário, local de concentração, trajeto e dispersão. Aqueles que tiverem dúvidas e dificuldades no cadastramento, podem consultar o tutorial para cadastro, que contém o passo a passo para a realização da inscrição.

 

Guia Informativo

 

É importante que todos os blocos que forem desfilar no Carnaval de Belo Horizonte em 2023 leiam o guia informativo, elaborado pela Belotur, com orientações para auxiliar os organizadores e foliões a colocarem o bloco na rua. O material contém informações sobre normas, etapas de cadastramento, auxílio financeiro, entre outras dicas. Vale ressaltar que somente os blocos cadastrados poderão participar do Edital de Auxílio Financeiro. Após a leitura dos documentos, se ainda assim, os representantes dos blocos precisarem de mais informações, é possível entrar em contato com a Diretoria de Eventos da Belotur (DREV) via email (carnaval.belotur@pbh.gov.br). A cada ano, a DREV, em parceria com a Prodabel, vem realizando melhorias no Sistema de Cadastramento de Blocos, tornando o processo de planejamento cada vez mais eficaz. O Carnaval de Belo Horizonte possui, inclusive, gestão integrada, com desfiles monitorados por georreferenciamento.