Pular para o conteúdo principal

Artistas do carnaval
Rodrigo Clemente/PBH

Belotur abre inscrições para a eleição da Corte Real Momesca do Carnaval de BH

criado em - atualizado em

Estão abertas as inscrições para interessados em compor a Corte Real Momesca do Carnaval de Belo Horizonte 2023. A eleição, promovida pela Prefeitura de Belo Horizonte, conta com três vagas: Rei Momo, Rainha e Princesa do Carnaval. As inscrições gratuitas devem ser realizadas na Diretoria de Eventos da Belotur, localizada na rua Espírito Santo, 527, Centro, até o dia 18, de segunda a sexta-feira, de 10h às 12h e de 14h às 17h. Todos os detalhes dos editais podem ser conferidos on-line.

 

“A Corte Real Momesca tem um papel fundamental na promoção do Carnaval de Belo Horizonte, e conduz a animação durante todo o período oficial da festa. Rei, Rainha e Princesa são a alma da folia, e representam o espírito carnavalesco que tomará novamente as ruas da cidade. Essa eleição dá início às festividades no município e esperamos que seja um marco do retorno de um Carnaval feliz, diverso e colorido a Belo Horizonte”, comenta Gilberto Castro, presidente da Belotur.

 

Além de receberem as faixas de reconhecimento, os figurinos oficiais e serem os legítimos representantes da folia belo-horizontina, os vencedores receberão uma premiação no valor líquido de R$15 mil para Rei Momo e Rainha, e de R$12 mil para Princesa.

 

Para se candidatar a uma vaga na Corte, os interessados devem cumprir alguns requisitos: ser brasileiro(a) nato(a) ou naturalizado(a); ser residente e domiciliado(a) em Belo Horizonte; ter idade mínima de 18 anos completos na data da inscrição; ter concluído o ensino fundamental; não ser vinculado(a) a nenhum órgão da Prefeitura de Belo Horizonte; não ter sido Rei Momo, Rainha ou Princesa do Carnaval de Belo Horizonte na última edição; ser do sexo masculino (para Rei Momo) e do sexo feminino (para Rainha e Princesa) e ter disponibilidade de horários para cumprir agenda de compromissos a ser estabelecida pela Belotur em momento oportuno. Os documentos exigidos estão descritos nos editais.

 

Escolha

 

A eleição da Corte ocorre em três etapas, sendo a primeira as inscrições. A segunda etapa é uma pré-seleção, que acontece no dia 29 de novembro, às 19h, no Centro de Referência da Juventude (CRJ). Já a seleção final será realizada no dia 11 de dezembro, a partir das 14h, no Espaço 54, no bairro Lagoinha.

 

Nas etapas de pré-seleção e seleção final os candidatos desfilam - com trajes definidos também no edital - e são julgados por uma comissão formada por jurados indicados pela Belotur. Serão avaliados quesitos como comunicação, simpatia, espírito carnavalesco, samba no pé, desembaraço, sociabilidade, facilidade de expressão, elegância e graciosidade.