Pular para o conteúdo principal

Belotur abre inscrições para 5º Seminário Cidades e Destinos Inteligentes
Qu4rto Studio

Belotur abre inscrições para 5º Seminário Cidades e Destinos Inteligentes

criado em 24/10/2022 - atualizado em 24/10/2022 | 17:13


Já estão abertas as inscrições para a 5ª edição do Seminário Cidades e Destinos Inteligentes 2022, realizado pela Prefeitura de Belo Horizonte. Desta vez, a ideia é fazer um retrato das perspectivas e desafios dos destinos inteligentes da América Latina em relação às mudanças climáticas, à inclusão digital e ao direito à cidade. O evento, que ocorre nos dias 7 e 8 de novembro no MM Gerdau Museu das Minas e do Metal, é gratuito e contará com tradução simultânea e emissão de certificados. O ingresso pode ser retirado on-line

“Convidamos palestrantes dos principais destinos da América Latina que estão trabalhando sob a ótica do turismo inteligente para entendermos a realidade em que se encontram essas cidades e os rumos que estão tomando. Para pensarmos o futuro de um destino neste momento de intensa transformação, devemos levar em consideração a importância das políticas públicas e da cooperação participativa de moradores e visitantes”, comenta Gilberto Castro, presidente da Belotur. 

Cidades e destinos turísticos inteligentes 

O conceito de cidades inteligentes (smart cities) se define pelo uso da tecnologia para melhorar a infraestrutura urbana e tornar os centros urbanos mais eficientes e melhores de se viver. Tais nomenclaturas levam em consideração tanto o nível de tecnologia adotada quanto a abrangência da mesma na cidade. 

A partir de diagnósticos baseados na governança, tecnologia, sustentabilidade, acessibilidade e inovação, planos de transformação são criados para as cidades se tornarem destinos turísticos inteligentes (DTI). Para isso, é preciso contar com estratégias de valorização do destino, melhor utilização dos atrativos naturais e culturais, promoção de atividades e equipamentos inovadores e fomento da sustentabilidade nas esferas sociais, ambientais e econômicas. 

Durante o seminário, cidades latino-americanas poderão apresentar como estão fomentando a inovação na gestão pública, ou seja, como estão utilizando a inovação, soluções de tecnologia e infraestrutura para melhorar serviços e processos, gerando impactos positivos na sociedade. Portanto, o seminário não é focado apenas no turismo, mas também busca interlocução com áreas como a arquitetura, urbanismo, sistemas da informação, administração, economia criativa e patrimônio, por exemplo. 

Acesse o Portal Belo Horizonte para acompanhar a programação completa. 

Sobre o MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal: 
Aberto ao público desde 22 de junho de 2010, o MM Gerdau se consolidou como uma instituição reconhecida no setor cultural do país. Já são mais de 1 milhão e 325 mil pessoas que visitaram o Museu neste período, com acesso gratuito e informações acessíveis sobre os patrimônios cultural e geológico de Minas Gerais e do Brasil. Ele abriga importante patrimônio geológico do país, oriundo do extinto museu municipal “Museu de Mineralogia Professor Djalma Guimarães”, com cerca de 4 mil amostras minerais, além de duas coleções particulares, de dois renomados e já falecidos colecionadores, Manfredo Kayser e Luiz Menezes, com cerca de 1,5 mil amostras minerais brasileiras. 

O MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal possui patrocínio direto da Gerdau, maior empresa brasileira produtora de aço e uma das principais fornecedoras de aços longos nas Américas e de aços especiais no mundo. O Museu está localizado no Prédio Rosa, na Praça da Liberdade, que em 2022 completa 125 anos de sua construção. 

5º Seminário Cidades e Destinos Turísticos Inteligentes 2022
Data: 7 e 8 de novembro de 2022
Local: MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal (Prédio Rosa, Praça da Liberdade, nº 680)