Pular para o conteúdo principal

Belotur abre cadastro de Blocos de Rua para o Carnaval de Belo Horizonte de 2023
Foto: Denise dos Santos

Belotur abre cadastro de Blocos de Rua para o Carnaval de Belo Horizonte de 2023

criado em - atualizado em

A Belotur abre nesta terça-feira (4) o cadastro para os Blocos de Rua interessados em desfilar no Carnaval de Belo Horizonte em 2023. A ação garante o planejamento prévio para os desfiles com as demandas de desvio de trânsito, limpeza, instalação de banheiros químicos e segurança para os foliões. Para se cadastrar, os interessados devem acessar o Portal da Prefeitura de Belo Horizonte. As inscrições poderão ser feitas até 4 de novembro.  

 

O cadastro é uma das principais ferramentas para o planejamento da operação do Carnaval de Belo Horizonte de 2023. Por meio dele, as secretarias municipais e os órgãos envolvidos planejam com antecedência ações para o melhor funcionamento da cidade durante o festejo. O período oficial do Carnaval de Belo Horizonte em 2023 está previsto para acontecer entre os dias 4 e 26 de fevereiro

 

“Com o planejamento antecipado, conseguimos estruturar de maneira mais adequada a logística para o Carnaval de Belo Horizonte de 2023. Nosso objetivo é levar novamente a alegria para as ruas e essas informações são fundamentais para que possamos garantir um Carnaval mais organizado, limpo, com mobilidade, segurança e conforto para turistas e moradores da cidade”, comenta Gilberto Castro, presidente da Belotur

 

Entre os principais requisitos para o cadastro dos blocos de rua estão: o limite de tempo de cada desfile não poderá passar de seis horas (levando em consideração o tempo de concentração, desfile e encerramento) e determinados tipos de vias não poderão fazer parte do trajeto dos desfiles (áreas com risco de alagamento, áreas destinadas à programação oficial da Prefeitura de Belo Horizonte, áreas hospitalares e seus acessos, rota protocolar de ambulância, áreas de segurança militar, interior de túneis, pontes, passarelas, viadutos e rota dos ‘Foliônibus’).

 

Para os blocos que já desfilaram em outras edições do Carnaval de Belo Horizonte será possível cadastrar até dois desfiles por bloco de rua. Para os novos blocos só será permitido o cadastramento de um desfile. Para se inscrever é preciso inserir informações como data, horário, local de concentração, trajeto e dispersão. Para aqueles que tiverem dúvidas e dificuldades no cadastramento, favor consultar o tutorial para cadastro, que contém o passo a passo para a realização da inscrição.  

 

É importante que todos os blocos que forem desfilar no Carnaval de Belo Horizonte em 2023 leiam o guia informativo, elaborado pela Belotur, com orientações para auxiliar os organizadores e foliões a colocarem o bloco na rua. O guia contém informações sobre normas, etapas de cadastramento, auxílio financeiro, entre outras dicas. Vale ressaltar que somente os blocos cadastrados poderão participar do Edital de Auxílio Financeiro. Após a leitura dos documentos, se ainda assim, os representantes dos blocos precisarem de mais informações, é possível entrar em contato com a Diretoria de Eventos da Belotur via email (carnaval.belotur@pbh.gov.br).

A cada ano, a Diretoria de Eventos da Belotur, em parceria com a Prodabel, vem realizando melhorias no Sistema de Cadastramento de Blocos, tornando o processo de planejamento cada vez mais eficaz. Vale ressaltar que o Carnaval de Belo Horizonte possui gestão integrada, com desfiles monitorados por georreferenciamento. 

 

Carnaval de Belo Horizonte

 

Consolidada como uma das melhores festas do país, o Carnaval de Belo Horizonte atrai turistas do Brasil e do mundo. Em sua última edição, realizada em 2020, o festejo teve 4,45 milhões de foliões circulando pela cidade, espalhados em mais de 500 atrações. Sua organização espontânea e prioritariamente de rua é um de seus principais atrativos, bem como a essência democrática e plural. Além dos famosos Blocos de Rua, a festa da capital mineira conta ainda com palcos, desfiles das Escolas de Samba e Blocos Caricatos, abertura oficial e a eleição da Corte Momesca.