Pular para o conteúdo principal

Belo Horizonte terá mais 357 novas câmeras videomonitoramento neste Carnaval
Foto: PBH/Divulgação

Belo Horizonte terá mais 357 novas câmeras videomonitoramento neste Carnaval

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte implantou a segunda etapa do novo sistema de videomonitoramento da capital, com a instalação de mais 357 novas câmeras que já começam a ser usadas neste Carnaval. O prefeito Fuad Noman esteve no Centro Integrado de Operações de Belo Horizonte (COP-BH) para acompanhar o funcionamento do sistema.

 

Os equipamentos se somam às 462 câmeras instaladas no projeto Centro de Todo Mundo, no final de 2023, totalizando 819 novas câmeras já implantadas pela cidade.

 

As novas câmeras, com tecnologia de última geração, possuem sistemas analíticos capazes de gerar alertas que chegam diretamente aos responsáveis pelo monitoramento, sem a necessidade de um operador. As imagens também são compartilhadas com a Polícia Militar. Por meio da inteligência embarcada, as câmeras garantem maior agilidade e eficiência às medidas que porventura terão que ser tomadas pelo poder público.

 

Durante os eventos do Carnaval, as câmeras inteligentes poderão ser utilizadas tanto no período diurno, quanto no noturno, quando há maior risco de ocorrências críticas na cidade. Os equipamentos possibilitarão monitorar, por exemplo, possíveis depredações ao patrimônio público, a movimentação nas áreas reservadas para o desfile dos blocos de rua e até verificar o comportamento do público presente, sobretudo em áreas fechadas, como parques.

 

Câmeras por toda a cidade

 

Com a instalação das novas câmeras, o COP-BH passa a visualizar as imagens de um total de 4.589 câmeras distribuídas por toda a cidade, levando em conta as que já são fornecidas pelas instituições parceiras, como a Guarda Civil Municipal de Belo Horizonte (GCMBH), a Empresa de Transportes e Trânsito (BHTRANS), a Superintendência de Mobilidade do Município de Belo Horizonte (SUMOB), a Secretaria Municipal de Saúde (SMSA), a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), o Metro BH, entre outras.

 

A modernização do sistema de videomonitoramento é fruto de um investimento da PBH de R$ 8 milhões. A última etapa do projeto deve ocorrer em julho deste ano, quando serão instaladas mais 404 novas câmeras, sendo 146 delas com capacidade de leitura de placas veiculares.

 

A expansão do sistema trará melhorias à gestão de cidade e também reforçará a vigilância no trânsito da capital, com o auxílio na localização de veículos furtados ou envolvidos em acidentes, por exemplo.

 

Cortejos monitorados

 

Vale destacar que parte das 4.589 câmeras em ação na capital estão instaladas em regiões que servirão de trajeto para os blocos de rua do Carnaval.

 

Até o final do período oficial da folia, no dia 18, a cidade terá 580 desfiles de rua, com 50% deles contando com uma ou mais câmeras em seu trajeto, garantindo a vigilância do cortejo em tempo real. Esse percentual chega a 65% na Regional Centro-Sul, onde está prevista a maior quantidade de desfiles.

 

Além das câmeras, o COP-BH contará, ainda, com imagens capturadas por drones da Guarda Civil Municipal, que realizarão sobrevoos das áreas onde acontecem os cortejos. Haverá, ainda, o uso de drones pelas instituições estaduais de segurança, como a Secretaria de Estado de Segurança Pública e Justiça (SEJUSP), as polícias Militar e Civil, e o Corpo de Bombeiros Militar, que também vão compartilhar as imagens feitas pelos drones com o COP-BH.