Pular para o conteúdo principal

Posto Médico Avançado
Foto: Luciana Melo/PBH

Belo Horizonte terá estrutura de saúde inédita para o Carnaval

criado em - atualizado em

O Carnaval de Belo Horizonte terá estrutura de saúde reforçada e inédita. A capital vai inovar com a instalação de Postos Médicos Avançados Itinerantes, estruturados em carretas com equipamentos médicos, leitos – inclusive para atendimento a casos graves, profissionais de saúde e capacidade para realizar pequenos procedimentos cirúrgicos e de reanimação. Serão duas estruturas itinerantes e uma fixa. Esses postos farão atendimento de ocorrências como desidratação, intoxicação, crises convulsivas e pequenos traumas. Também haverá reforço na estrutura do SAMU, das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e dos leitos médicos.

 

Neste ano, será montada uma infraestrutura diferenciada que nunca foi utilizada em outro carnaval no Brasil. O Posto Médico Avançado Itinerante 1 funcionará do dia 02/03 ao dia 05/03. A estrutura é uma unidade móvel de pronto atendimento contratada pela Prefeitura de uma empresa terceirizada.

 

A unidade conta com nove leitos (sendo sete de observação e dois para atendimento de grave emergência), equipamentos médicos como carrinho de parada cardiorrespiratória, monitor de sinais vitais, desfibrilador e oxigênio. A equipe é formada por dois médicos, um enfermeiro e quatro técnicos de enfermagem. Datas, locais e horários de funcionamento:
 
• 02/03 - 7h às 23h – localização Avenida Getúlio Vargas, 1649
• 03/03 – 07h às 23h – localização Avenida Getúlio Vargas, 1649
• 04/03 – 9h às 21h – localização Avenida Brasil, 1462
• 05/03 - 7h às 23h – localização Avenida Brasil, 1462
 
O Posto Médico Avançado Itinerante 2 funcionará do dia 01/03 ao dia 05/03 e é uma parceria inédita entre Prefeitura e Corpo de Bombeiros. Esta é a primeira vez que a carreta – pertencente aos Bombeiros, atua no Carnaval da capital. A estrutura conta com seis leitos, e a equipe é formada por dois médicos, um enfermeiro e quatro técnicos de enfermagem. Datas, locais e horários de funcionamento:
 
• 01/03 - 16h às 00h - localização Avenida Getúlio Vargas, 1649
• 02/03 - 7h às 23h – localização Avenida Afonso Pena (Palácio das Artes)
• 03/03 – 7h às 23h – localização Praça Raul Soares
• 04/03 – 10h às 22h – localização Praça Raul Soares
• 05/03 - 7h às 19h – localização Avenida Getúlio Vargas, 1649
 
O Posto Médico Avançado Fixo será instalado no Centro de Referência da Juventude, Praça Rui Barbosa, 50 – Centro. O funcionamento será 24 horas, de sexta-feira, 01/03, a partir das 17 horas, até às 7 horas do dia 06/03. A unidade terá 16 leitos e a equipe, por plantão é composta por quatro médicos, dois enfermeiros e 10 técnicos de enfermagem.

 

Os Postos Médicos Avançados contarão também com apoio de ambulância do SAMU, que ficará de prontidão para fazer transferência de pacientes para UPA ou unidade hospitalar.  As duas unidades itinerantes serão instaladas em locais próximos aos blocos com maior número de foliões.

 

Além dessa estrutura, as nove UPAs da capital funcionam todos os dias, 24 horas. Nas regionais, onde houver bloco, os plantões nas UPAs serão reforçados com mais um médico, um enfermeiro e dois técnicos de enfermagem. 

 

Também haverá reforço no número de ambulâncias do SAMU. Durante o Carnaval, Belo Horizonte contará com 33 ambulâncias, cinco a mais do que o efetivo usual. Para incrementar a frota, também foi contratado pela Belotur serviço terceirizado de 10 ambulâncias que atuarão durante todo o Carnaval. O contingente garantirá o atendimento às ocorrências do Carnaval e da rotina da capital.

 

Nos blocos com grande número de participantes, que desfilarão em regiões não cobertas pelos Postos Médicos Avançados, ambulâncias acompanharão os foliões. Esses veículos farão o transporte do paciente, caso seja necessário, para UPA ou hospital. Os veículos contratados serão regulados pelo SAMU e também acompanharão os grandes blocos, comboios e Postos Médicos Avançados, além dos palcos oficiais da festa.

 

Haverá ainda a abertura de 16 leitos na UPA Centro Sul. No total, o incremento de profissionais de saúde dedicados aos atendimentos será de quase 400 trabalhadores, dentre médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem.

 

Balanço do atendimento do primeiro dia de Carnaval:

 

Data

Atendimentos

Ocorrências

 

 

 

Intoxicação

Trauma

Outros

UPAs*

01/03

(entre 19h e 7h)

25

14

11

0

PMAs

01/03 a 02/03

(entre 19h e 7h)

15

8

6

1

Total

 

40

22

17

1

*Apenas atendimentos relacionados ao carnaval.