Pular para o conteúdo principal

Belo Horizonte tem destaque especial na 1° Expo Carnaval Brazil
Foto: Guilherme Lourenço

Belo Horizonte tem destaque especial na 1° Expo Carnaval Brazil

criado em - atualizado em

Consolidada como uma das melhores festas momescas do país, o Carnaval de Belo Horizonte foi representado pela Belotur na 1ª Expo Carnaval Brazil, feira de experiências relacionada ao maior evento de rua brasileiro, que aconteceu em Salvador nos dias 14 e 15 de outubro. A agenda fez parte do calendário de ações da Rede Cidades do Carnaval, iniciativa criada pela capital mineira para reunir as principais cidades que realizam a folia no país.

 

A exposição, que contou com mais de 10 mil participantes, proporcionou debates sobre os desafios das cidades para a realização da folia e suas diferentes manifestações tradicionais, promovendo intercâmbios de boas práticas e inovações em formatos, processos e políticas públicas consolidadas referentes ao carnaval enquanto evento de maior potencial turístico e cultural do Brasil. Além disso, a feira reuniu uma grande quantidade de marcas para a apresentação de produtos, serviços, ações promocionais e diversas oportunidades de negócios. 

 

O estande interativo de Belo Horizonte foi um dos mais procurados pelos frequentadores do evento. Quem passava pelo local era surpreendido com as características da cidade representadas no ambiente. De um lado, o tradicional Viaduto Santa Tereza, construído em 1979 e que liga o bairro Floresta ao Hipercentro da capital, espaço emblemático do Carnaval de Belo Horizonte. Do outro lado, os bares e botecos representados com a frase ‘BH é Noiz’, expressão muito usada pelos moradores da cidade. A parte superior do estande ficou por conta do charme da rua Sapucaí. Um mezanino foi elaborado trazendo como referência o mirante de um dos pontos mais frequentados por foliões no nosso carnaval. 

 

Alguns artistas e especialistas que visitaram o estande de Belo Horizonte, como Margareth Menezes, Milton Cunha, Gilmelândia e Sarajane, se surpreenderam com os materiais apresentados relacionados ao carnaval da cidade e com os atrativos que o espaço idealizado pela Belotur proporcionou aos visitantes. Para além disso, o evento foi uma oportunidade de gerar negócios, compartilhar boas práticas de operação, produção e realização da festa, fortalecer relacionamentos e promover Belo Horizonte como um dos principais destinos carnavalescos do país. 

 

“Apesar de já ser uma das festas mais destacadas na região Sudeste do Brasil, conseguimos promover o nosso carnaval para um público que ainda não o conhecia. A agenda permitiu ampliar a visão estratégica da equipe da Belotur na condução e operação deste importante evento, além de mostrar que Belo Horizonte está posicionada frente aos principais carnavais brasileiros”, comenta Marah Costa, diretora de Eventos da Belotur. 

 

Além da capital mineira e Salvador, também estiveram presentes Rio de Janeiro, São Paulo, Recife, Olinda, Brasília, entre outros, com suas escolas de samba, blocos caricatos, trios elétricos, blocos de rua, circuitos, sambódromos, micaretas, camarotes e eventos privados. A feira também contou com a apresentação do bloco belo-horizontino Babadan Banda de Rua, além de grandes nomes do Carnaval, como Ivete Sangalo e Olodum.